Saiba tudo sobre esse formato que está crescendo cada vez mais e pode beneficiar a sua empresa!
Google Web Stories (foto: montagem/divulgação)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Erica Queiroz
O Google Web Stories foi lançado em 2018, mas ainda não é explorado pelas empresas como poderia ser.
Mas, afinal, o que são as Web Stories do Google, conhecidas por AMP Stories até abril de 2020?
Bem, você já deve estar bastante familiarizado com a palavra Stories, desde a criação do Instagram Stories, em 2016. Trata-se de conteúdos de consumo rápido e fácil, muito visuais e que são mais atrativos e gostosos de consumir.
No caso do Instagram, eles duram apenas 24 horas, sendo considerados, portanto, conteúdo efêmero. Já as Web Stories do Google são diferentes, pois a sua duração é ilimitada. No entanto, o conceito é o mesmo. Elas são fáceis de integrar e permitem trazer mais usuários para o seu site, blog, loja virtual ou aplicativo.
A duração ilimitada é uma enorme vantagem para as empresas, pois elas não precisam ter trabalho para produzir um conteúdo que ficará no ar por pouco tempo (hoje, para ficar no ar mais de 24h, só se forem stories patrocinadas, no caso do Instagram, por exemplo).
O mais bacana é que, ao postá-las no site ou blog da sua empresa, é gerado um link compartilhável, como qualquer outra página do site/blog. Assim, as stories podem ainda ser divulgadas por e-mail, nas redes sociais…
O Google Web Stories é baseado na tecnologia AMP (páginas aceleradas para dispositivos móveis) e, por isso, é perfeitamente otimizado para celular.
Um dos maiores diferenciais das Web Stories é oferecer informações simples e rápidas de consumir, por meio de vídeos, que atraem e engajam.
Algumas de suas vantagens:
Há 3 lugares em que eles podem aparecer:
Portanto, são mais chances para a sua empresa aparecer!
Aí é que está a pergunta de um milhão de dólares!
Como mencionado anteriormente, as stories acabam sendo páginas da web, como as outras páginas de um site ou blog, por exemplo. Por isso, há alguns pontos relevantes que precisam ser considerados.
A quantidade de texto colocada em cada slide, por exemplo, é um desses pontos. Como a tela inteira se adapta aos diferentes tamanhos de celular, se você colocar textos muito longos, que ocupam grande extensão de tela, eles poderão ser cortados nas laterais. Portanto, é melhor deixá-los mais centralizados, para não correr esse risco. De acordo com o Google, as stories podem não ser exibidas se a maioria das páginas tiver mais de 180 palavras.
Use sempre uma boa história, claro, já que o próprio nome da ferramenta diz isso: "Stories'', que são histórias, em inglês. Vale ressaltar que stories incompletas e com falta de narrativa não são permitidas.
E, obviamente, a cereja do bolo é a entrega de conteúdos criativos, bonitos de ver e que retêm a atenção. Os vídeos, que são o tipo de mídia mais indicado, ajudam a empresa a se destacar bastante. Afinal, eles geram mais engajamento que textos e imagens, os quais devem ser usados somente de maneira complementar.
Por isso, vídeos e imagens de baixa qualidade ou pixelados não são recomendados e nem mesmo permitidos!
Para garantir um bom SEO (otimização para mecanismos de busca), crie conteúdo de qualidade, já que o Google avalia isso nas Web Stories também.
Essa otimização é muito importante, pois é por meio dela que o seu conteúdo poderá aparecer em destaque. Então, otimize tudo o que puder, como título, informações sobre a sua empresa, logotipo… Enfim, todos os metadados que puderem ser implementados. Desse modo, as suas histórias terão mais chances de aparecer em destaque!
Há várias ferramentas para criá-las e integrá-las, muito fáceis de usar. Há até mesmo plug-in para WordPress.
O próprio Google recomenda algumas ferramentas. Portanto, cheque umas 2 ou 3 e veja com qual prefere trabalhar: https://stories.google/intl/pt-BR_ALL/tools/
O carrossel de Stories só está disponível nos EUA, na Índia e no Brasil. Então bora aproveitar essa ferramenta incrível?
…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!