StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Novo carro elétrico da Volkswagen é um Tesla popular

ID.2all é aposta para popularizar modelos eletrificados, com preços a partir de 25 mil euros

Novo carro elétrico da Volkswagen é um Tesla popular

Volkswagen ID.2al (foto: divulgação)

, Head de Conteúdo

7 min

16 mar 2023

Atualizado: 1 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Volkswagen cansou de ficar atrás da Tesla. Enquanto a marca americana de elétricos vendeu 1,31 milhão de carros em 2022, a concorrente alemã atingiu 4,56 milhões de veículos no período. E mesmo com toda essa superioridade, a VW não é reconhecida comercialmente por seu investimento em carros elétricos, nem por sua inovação em mobilidade. E ela quer mudar isso agora fazendo algo que a Tesla jamais fez: lançando um carro elétrico popular

O Volkswagen ID.2all é o sexto modelo da linha de elétricos ID, lançado pela alemã em 2018. Apesar de sempre ser apresentada como uma família de veículos elétricos acessíveis, seus preços nunca foram competitivos com outros modelos a combustão baratos como Golf e Polo. Agora, com o novo modelo, a ideia é oferecer um elétrico recarregável a partir de 25 mil euros (cerca de R$ 140 mil, pela cotação de hoje). Suas vendas começam em 2025 na Europa. E ele deve ser oferecido também no Brasil.

 


Como é o Volkswagen ID.2all?

O ID.2all revelado pela VW em lançamento na Europa esta semana é apenas um protótipo, mas já está bem próximo de uma versão final que você poderia dar partida e circular por ai. 

Um dos seus trunfos, segundo a marca, é não oferecer menos que um carro a combustão para se tornar mais barato. No evento de apresentação, a marca descreveu o compacto como “espaçoso como o Golf e barato como o Polo”. 

Com 4,05 metros de comprimento e 1,81m de largura, ele de fato tem as proporções do VW Polo vendido no Brasil. Em comparação, o Model 3, o mais compacto dos Tesla atuais, tem 4,69 m de comprimento e 1,93 m de largura. 

A Volkswagen promete um desempenho respeitável, com 204 cv de potência, menos que os 283 cv oferecidos no Model 3. Ainda assim, mais que o suficiente para um uso diário em ambiente urbano ou em viagens.

Volkswagen ID.2al (foto: divulgação)

Volkswagen ou Tesla?

E estratégia da Volkswagen não poderia ter vindo em melhor hora. Apesar de estar indo bem com as vendas do Model 3, a Tesla há tempos promete o lançamento de um novo modelo mais acessível para ficar na faixa dos 25 mil euros. Atualmente, seu modelo de entrada é vendido (sem opcionais) por cerca de 44 mil euros na Europa, o que limita drasticamente sua capacidade de virar uma marca de volume no nível de Volkswagen e Toyota.

No último evento para acionistas da marca americana, ocorrido agora em março, a expectativa era que Elon Musk finalmente anunciaria o novo carro. Isso não aconteceu. Ao mesmo tempo, a chegada das primeiras unidades da picape Cybertruck estão sofrendo atraso e levantando questionamentos sobre a capacidade da empresa atender os prazos combinados e, além disso, manter o nível de qualidade de seus veículos.

Volkswagen ID.2al (foto: divulgação)

Por que importa?

A Volkswagen mostra que está disposta a lutar pelo espaço de líder global em carros elétricos. O ID.2all é uma demonstração clara de que a empresa aprendeu muito nos últimos cinco anos com sua linha eletrificada e pretende tornar esse o seu futuro. Enquanto acelera para abandonar a produção de veículos a combustão, a alemã atrai um público que antes não cogitaria comprar um carro elétrico pelo preço.

A Tesla pode ter tornado o carro elétrico um item de desejo no imaginário das pessoas. Mas ainda falta uma marca que faça o produto se tornar um item essencial e acessível. Quem sabe não é essa a chance da VW de virar o jogo.

Volkswagen ID.2al (foto: divulgação)

Volkswagen ID.2al (foto: divulgação)

Volkswagen ID.2al (foto: divulgação)

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!