A resposta é não. Foi um golpe de marketing feito antes do Dia da Mentira. Mas a brincadeira tem fundo de coisa séria...
Logo da Voltswagen (Foto: Reprodução)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Volkswagen of America chegou a anunciar nesta terça-feira que a empresa se chamaria como Voltswagen of America para sua reforçar sua presença na era de carros elétricos. A notícia rapidamente se espalhou, mas um porta-voz da empresa na Alemanha disse ao The Wall Street Journal que a novidade era, na verdade, uma piada. Trata-se de um golpe de marketing feito alguns dias antes do Dia da Mentira.
O comunicado tinha até a explicação do Scott Keogh, presidente-executivo da Voltswagen of America:
"Podemos estar trocando um K pelo T, mas o que não estamos mudando é o compromisso da marca em fazer os melhores veículos para motoristas e pessoas de todos os lugares", escreveu o executivo. “Dissemos, desde o início de nossa mudança para um futuro elétrico, que construiremos VEs para milhões, não apenas para milionários. Esta mudança de nome significa um aceno ao nosso passado como o carro do povo e nossa firme convicção de que nosso futuro será ser o carro elétrico do povo”, completou o executivo.
As redes sociais da empresa também promoveram a mentira.
A brincadeira surge em meio ao crescimento da Tesla. Somente no ano passado, a montadora foi responsável por 79,4% das vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos. Um dos modelos mais vendidos foi o Tesla Model 3, com cerca de 95 mil unidades. A companhia também foi eleita a montadora mais valiosa do mundo. Além disso, em 2020 — na contramão da crise causada pelo coronavírus — o mercado de veículos elétricos cresceu. Foi o ano que mais vendeu veículos elétricos na história, com o total de 2,3 milhões de carros (e não é mentira).
A Volkswagen, por sua vez, investiu recentemente US$ 86 bilhões em veículos elétricos porque quer ser conhecida como líder no mercado — e bater de frente com a Tesla. A brincadeira da mudança de nome seria, então, uma boa estratégia de marketing? Será que brincar com algo que vai deixar a marca muito exposta não prejudicaria a companhia? Já que Tesla, por exemplo, não precisa de golpe de marketing para provar que é comprometida com o mercado de elétricos. Vamos acompanhar as próximas cenas dessa história.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!