StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Os principais destaques do Web Summit Rio

Evento de inovação traz como assuntos principais inteligência artificial, startups, venture capital, bancos e fintechs

Os principais destaques do Web Summit Rio

Web Summit

, conteúdo exclusivo

5 min

2 mai 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Web Summit Rio dá a largada de sua programação ontem (1) com o desafio de manter o legado da franquia e recolocar o Brasil e a América Latina no mapa dos grandes eventos de tecnologia globais.

Digo recolocar porque até duas décadas atrás o Brasil era parte do roteiro da finada COMDEX, que chegou a ter 100 mil pessoas circulando ao longo de 6 dias, segundo relatos da época.

A julgar pelos números registrados nesta edição de estreia, o primeiro passo para que o Web Summit cumpra sua missão parece ter sido bem dado. Serão 20 mil pessoas no Rio Centro até quinta-feira. Bem mais que a previsão de 10 mil a 15 mil que se falava até março. Ainda é bem menos que os 70 mil que se reúnem em Portugal, mas é um ótimo começo.

Outro número que chama a atenção é a nacionalidade dos presentes: 100 países diferentes. Boa parte desta diversidade virá da lista dos próprios painelistas, é bem verdade. Vamos ver se o inglês será o idioma oficial dos corredores do evento ou se o bom é velho português vai falar mais alto.


Temas em alta

A curadoria do Web Summit Rio parece ter concentrado seus olhares em três grandes temas na hora de montar a grade de conteúdo: inteligência artificial, venture capital e startups e bancos/fintechs.

Moda do momento, a inteligência artificial será abordada sob os aspectos de aplicação da sua mais recente onda, a IA generativa e principalmente sob o ponto de vista das questões éticas que envolvem o seu desenvolvimento.

Amanhã (2), um debate no palco principal com Meredith Whittaker, presidente do aplicativo de troca de mensagens seguras Signal vai abordar as razões para se frear o desenvolvimento de modelos de inteligência artificial.

Bancos e fintechs, sua relação, novos produtos e serviços e oportunidades são questões importantes para o mundo, e em especial para a América Latina. Mas quando o evento tem como um de seus maiores patrocinadores o maior banco da América Latina – aquele laranja, não o roxinho – esses pontos ganham ainda mais relevância.

Coincidência, ou não, o presidente do Itaú, Milton Maluhy Filho, participará de dois painéis também amanhã (2) – um durante o Corporate Innovation Summit, evento paralelo voltado a empresas que ocorre durante o Web Summit, e um no palco principal. Mas o Nubank não ficou de fora. David Vélez, fundador do candidato a bancão, estará no painel de abertura de hoje (1).

Aliás, a abertura terá contornos diferentes do que acontece em Portugal. Por lá, a tradição é ter um palestrante surpresa na cerimônia de abertura. Ano passado, a primeira-dama da Ucrânia fez as honras. Aqui no Brasil a organização não divulgou nada neste sentido.

Já o maravilhoso mundinho das startups será agraciado com painéis que vão falar sobre o cenário atual do mercado, perspectivas para o restante do ano e para 2024, conselhos sobre como levantar capital e gerenciar e internacionalizar uma companhia etc.

Startups presente

O Startups, é claro, fará parte da programação acompanhado os melhores momentos com o repórter Leandro Souza e a jornalista convidada Marina Lang. A cobertura especial do evento tem apoio da gestora de venture capital Headline.

Além das matérias sobre o que rolar até quinta, o Startups também vai ajudar a esquentar o debate participando de painéis e uma masterclass, representado por seu fundador e editor-chefe, Gustavo Brigatto.

Hoje (2), a conversa será sobre os elementos que transformam um fundador/uma fundadora em um nome de classe mundial. A conversa terá a participação de Gina Gotthilf (Latitud), Izabel Gallera (Canary), Sacha Spitz (Newtopia VC) e Michael Nicklas (Valor Capital Group).

Quarta (3), as startups poderão entender como funciona uma redação e como se relacionar com a imprensa em uma masterclass especificamente pensada para elas. Na quinta (4), no palco central, Wagner Ruiz (EBanx) e Florian Hagenbuch (Loft) vão falar sobre como construir um unicórnio a partir do Brasil.

LEITURA RECOMENDADA

Caso você precise entender mais sobre o assunto, acesse o app da StartSe e confira conteúdos exclusivos. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!