Neste episódio do Bom Dia Califórnia, Felipe Gianetti, sócio da StartSe, traz uma análise do momento atual da empresa. Confira!
(Imagem: divulgação newsroom WeWork)
, Redator
4 min
•
3 nov 2023
•
Atualizado: 3 nov 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
*Transcrição de parte do podcast Bom Dia Califórnia
Por Felipe Gianetti
A WeWork, empresa que ganhou o mundo na última década com seus espaços de co-working espalhados por todo o planeta, deve pedir falência na próxima semana.
A WeWork vem há muitos anos, desde a sua fundação, gastando bastante dinheiro para expandir – o que é muito comum aqui no Vale do Silício as empresas usarem boa parte do dinheiro arrecadado e gastar com expansão, porque isso tira a concorrência da frente, faz com que você cresça numa velocidade que outros competidores não vão conseguir alcançar.
Uma vez que você tem, digamos que, o monopólio daquele mercado, você para de gastar dinheiro e começa a coletar os lucros, os benefícios de todo aquele esforço.
O problema é que a WeWork nunca conseguiu fazer isso acontecer. Já não é a primeira vez que a empresa passa por um momento ruim.
Acho que o pior momento da empresa foi no pré-IPO, quando ela tinha um valuation muito acima do que aquilo que eles de fato conseguiram fazer, quando finalmente conseguiram fazer o IPO, e agora ela passa por um momento muito difícil de novo.
Ouça a análise completa de Felipe Gianetti, sócio da StartSe, diretamente do Vale do Silício:
Pedir falência aqui nos Estados Unidos é algo muito comum, principalmente para empresas de varejo, que a gente tem visto isso acontecer com mais frequência nesses anos onde o capital começa a ficar mais caro, porque diferente do Brasil, aqui nos Estados Unidos, você pedir falência é uma forma de você reestruturar a empresa.
Então, se a empresa chega num tamanho, que é o que aconteceu com a WeWork, e ela tem diversos contratos com diversos lugares ao redor do mundo, e ela não consegue honrar com aquilo, ou não vai conseguir transformar aquilo num lucro, num futuro muito próximo, a melhor opção é pedir a falência.
E com isso ela consegue mais tranquilidade para negociar todos os contratos que ela acha que não valem a pena.
Leitura recomendada
Programa Executivo Internacional no Vale do Silício. Conheça o lugar mais inovador do planeta. 5 dias de imersão para você aprender e se conectar com grandes executivos, investidores e empresas do Vale do Silício. Confira!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!