Você teria um robô humanoide em casa? A Xiaomi acredita que robôs inteligentes fazem parte do nosso futuro. Confira o anúncio do CyberOne
, jornalista da StartSe
4 min
•
12 ago 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O Tesla Bot agora tem companhia (ou concorrência…). A Xiaomi anunciou o CyberOne, seu robô humanoide capaz de entender emoções (até mesmo consolando pessoas, se necessário) e simular movimentos humanos.
O robô é bípede, possui 1,77m de altura e pesa 52 kg. De acordo com a Xiaomi, o protótipo é mecanicamente “mais complexo e poderoso” do que as versões quadrúpedes. No ano passado, a companhia lançou o CyberDog, um cachorro-robô.
A Xiaomi não sugeriu quais tarefas o robô será capaz de executar, mas explicitou que ele é capaz de carregar até 1,5 kgs em cada “mão”. “Nós acreditamos que os robôs inteligentes definitivamente farão parte da vida das pessoas no futuro”, disse Lei Jun, fundador e CEO do grupo Xiaomi. Ele também ressaltou que os robôs humanoides e biônicos são o maior desafio do setor.
Os robôs humanoides trazem desafios de tecnologia e de socialização. Por lidarem diretamente com humanos, eles devem entender e simular nossos processos de percepção, cognição e tomada de decisão. Para facilitar esses processos, o CyberOne é capaz de reconhecer 85 tipos de sons ambientes e 45 classificações de emoções humanas.
Devido ao menor grau de dificuldade, os robôs industriais estão cada vez mais difundidos em fábricas e armazéns. Um exemplo é a Amazon, que adquiriu uma empresa de robótica há dez anos e, após um período de desenvolvimento, agora utiliza diferentes tipos de robôs em sua operação.
O CyberOne foi apresentado ao mercado antes mesmo do que deve ser o lançamento oficial do Tesla Bot, previsto para setembro deste ano.
O robô humanoide da Tesla possui dimensões semelhantes ao CyberOne: 1,70 m de altura e 57 kg. O projeto foi anunciado no ano passado, em um evento de inteligência artificial. Segundo o próprio Elon Musk, CEO da companhia, a iniciativa é óbvia, pois segundo ele, a Tesla já seria “a maior fabricante de robôs do mundo”. “Os carros são robôs semiconscientes sobre rodas”, disse.
…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!