Depois de "bater" nos bancos durante anos, agora é a hora da XP Investimentos mostrar que pode ser um banco diferente daqueles que ela combateu por tanto tempo.
, Produção de Conteúdo
3 min
•
21 jun 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
por Junior Borneli, originalmente publicado no Linkedin
O que era uma plano se concretizou ontem, quando a empresa anunciou o lançamento da sua conta digital para pessoa física e cartão de débito.
Depois de "bater" nos bancos durante anos, agora é a hora da XP Investimentos mostrar que pode ser um banco diferente daqueles que ela combateu por tanto tempo.
No "Banco XP", por enquanto, é tudo igual: você pode sacar dinheiro nos Banco24Horas (a partir do 4º saque no mês, há uma taxa de R$ 5,00), fazer PIX, TED e até portabilidade de salário.
O novo banco nasce com uma base de 300 mil clientes e a expectativa da empresa é atingir a base inteira, que é de 3,5 milhões, até outubro deste ano no produto "cartão de débito".
A ideia macro da XP Investimentos é inteligente: seus clientes colocam o dinheiro de investimento ali, mas deixam o dinheiro do "giro" em outro lugar. Ao juntar tudo, a empresa dobra de tamanho.
Parece fazer sentido. Mas só se a XP Investimentos não se mantiver firme no propósito de não ser um banco, no conceito básico da coisa, como vem prometendo ao longo dos anos.
Não que ser um banco tradicional seja ruim, errado ou ultrapassado, longe disso. É mais pela coerência do discurso dos últimos tempos, que a levou até a desfazer o casamento com o Itaú Unibanco.
PS1: os "bancões", termo que faz referência aos granes bancos, estão se saindo muito bem, aliás. Cada um a seu modo, estão se adaptando. Estão aí Banco next e iti Itaú, pra provar.
PS2: e os clientes estão cada vez mais atentos aos movimentos verdadeiros, genuínos e autênticos. A XP Investimentos tem uma onda enorme para surfar, se mantiver este tripé firme.
Organizações Infinitas como a XP Investimentos, são aquelas que quebram barreiras do seu próprio modelo de negócio e se tornam fábricas de experimentações. A própria XP já passou por várias fases, várias entregas de produtos e serviços, até chegar aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!