Empresa tem apostado em algumas iniciativas que sugerem o apetite em voltar à competição no mercado de busca. Entenda!
Sede do Yahoo nos anos 2000 (foto: divulgação)
, jornalista
7 min
•
6 fev 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Depois de muitas decisões ruins e quase ir à falência por duas vezes, o Yahoo! quer voltar a competir de igual para igual no mercado de ferramentas de buscas na internet. Pois é. O Google que se cuide nessa história, porque o que não falta nos últimos tempos é empresas querendo bater de frente com a big tech.
No caso do Yahoo!, a companhia — que nos anos 2000 era um dos principais players no mercado de buscas — tem dado alguns sinais de repaginar o Yahoo Search:
“Estamos procurando pessoas interessadas em ir além do status quo para mudar a maneira como as pessoas interagem e usam a pesquisa”, consta na descrição da vaga.
Além disso, o detalhamento deixa claro a ambição da empresa em marcar território em inovações e experiências disruptivas. “Adoraríamos saber sua opinião se você tem paixão pela pesquisa e pela criação de experiências de produtos”, completa.
“Haverá muita inovação em ‘buscas’ nos próximos anos e não há muitos lugares onde você possa ter um impacto tão grande imediatamente”, diz Brian Provost, vice-presidente sênior e gerente geral do Yahoo!, postou no LinkedIn, reforçando o novo foco da empresa.
É um mecanismo de busca da web desenvolvido pela Yahoo!. Ele permite que os usuários pesquisem na web, imagens, notícias, vídeos e outros conteúdos. O Yahoo Search também oferece recursos como sugestões de pesquisa, resultados personalizados e filtros de conteúdo.
Apesar de não citar oficialmente sobre Inteligência Artificial, esse movimento acontece em meio ao avanço da IA no mercado. Como está cada vez mais acessível, promete mudar a forma como as pessoas fazem buscas na internet (cada vez mais rápida e personalizada) — e o ChatGPT, por exemplo, mostra isso. Assim, faz sentido o Yahoo! querer marcar território nesse mercado.
Jim Lanzone, CEO do Yahoo!. O executivo, que assumiu o comando da empresa em setembro de 2021, está por trás da repaginada da plataforma.
Não à toa. Ele tem experiência no assunto, já que trabalhou por 7 anos no Ask.com, e-business focado em respostas a perguntas. Além disso, ocupava a cadeira de CEO do Tinder.
Diante da experiência de Lanzone, será que podemos esperar do Yahoo Search uma espécie de “Tinder buscador?” Seria a revanche da empresa? Já que nos anos 2000, o Yahoo era um jogador muito grande em buscadores, mas o Google tomou o seu lugar. Assim, o Yahoo declinou. Agora, com tantas inovações mais acessíveis e a experiência dos executivos, o Yahoo tem uma folha em branco. Será emocionante ver a empresa voltando a competir de igual para igual no mercado de buscas, né? Do lado de cá, continuamos acompanhando o desfecho dessa história esperando novas ideias, as interfaces e os conceitos que a equipe traz para o Yahoo Search.
O caso do Yahoo ensina que sempre há novas formas de contornar a situação e, quem sabe, recuperar o posto de liderança – desde que tenha planejamento, eficiência, inovação e foco em novas tecnologias. Agora, confira no app da StartSe, as novas tecnologias que prometem ditar o futuro – e que podem significar muito para seu negócio. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!