Você já comeu sorvete de inhame? Nós contamos os bastidores da criação da Yamo, foodtech de sorvete feito de inhame -- um superalimento
, jornalista da StartSe
4 min
•
8 abr 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
Sabe aquele caderninho em que você rascunhou uma ideia em um dia qualquer? Foi assim que Fabio Neto e Paula Máximo começaram a idealizar a Yamo, uma foodtech de sorvetes plant-based. Eles conheceram o futuro da alimentação em uma imersão internacional da StartSe no Vale do Silício – e viram pela primeira vez empresas inovadoras como Beyond Meat, Impossible Foods, Finless Foods... A ideia de trabalhar com superalimentos ocorreu no avião, na viagem de retorno, em 2019.
Fabio trabalhou dez anos como executivo da brMalls; enquanto Paula passou mais de dez anos no mercado financeiro. Eles sabiam que queriam mudar e empreender no novo setor – mas como começar?
"Comecei a fazer cursos na StartSe e também fui (e continuo) professor. Assim, fui me conectando com pessoas do setor, como a Fazenda Futuro, NotCo. O Masterclass me tirou do que seria uma viagem solitária e me deu uma rede de apoio, com mentoria", contou em entrevista à StartSe. Ele conta que teve a recomendação de um produto para crianças e hoje isso é um grande sucesso na Yamo.
Eles decidiram empreender especificamente com sorvetes após conhecer Cairo Carvalho, que comanda a Bonafruta, empresa de sorvetes à base de frutas e ingredientes naturais. Tornaram-se sócios. A ideia da Yamo é de transformar um alimento que costuma ser calórico em algo nutritivo e diário. E, para isso, eles utilizam o inhame – considerado um “superalimento”.
O inhame possui destaque pelo baixo indíce glicêmico – o que traz energia com baixo impacto de glicose no sangue. O tubérculo também auxilia no funcionamento intestinal, controle de gorduras na corrente sanguínea e manutenção da saúde óssea (possui cálcio e fósforo).
“Para fazer um sorvete tradicional, é necessário leite, gordura, creme de leite, tudo com base animal. Nós pensamos em fazê-lo plant-based, mas queríamos que fosse um sorvete cremoso igual ao tradicional. Nos inspiramos em Ben and Jerry's, Hagen Daazs, e passamos um ano desenvolvendo a fórmula junto com nutrólogos, engenheiros de alimentos, químicos. E veio o insight: por que não usar o leite de inhame? É uma solução feita de plantas, mas semelhante ao leite de vaca”, conta o CEO Fabio Neto.
Desde então, a Yamo criou a própria fazenda – e laboratório – de inhame e desenvolveu um composto nutricional próprio: a inhamina. “Estamos patenteando nacional e internacionalmente e queremos mais do que vender sorvete, mas usá-la como uma base proprietária para outras receitas”, explica o fundador.
Atualmente, os sorvetes da Yamo são feitos de plantas e zero: glúten, conservantes e lactose.
…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!