A China proíbe o Bitcoin, mas está criando a sua própria moeda digital. Entenda como está funcionando
, jornalista da StartSe
0 min
•
17 fev 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas e Sabrina Bezerra
Na China, são proibidos o Bitcoin e outras criptomoedas. Mas, ao mesmo tempo, o país está criando, desde 2019, a própria moeda digital. Chamado de yuan digital, e-CNY ou digital renminbi, a iniciativa já está em fase de testes – inclusive nas Olimpíadas de Inverno.
Para começar, é necessário estabelecer as diferenças: uma moeda digital não é, necessariamente, uma criptomoeda. As criptomoedas são criptografadas, descentralizadas (ou seja, não são controladas por nenhum governo ou empresa) e funcionam através da Blockchain.
Enquanto isso, a moeda digital chinesa é totalmente criada e controlada pelo governo do país. Ela também é lastreada no valor do yuan tradicional – o que significa que não terá flutuações de preço, como acontece com o Bitcoin.
Nós explicamos, neste Temas do Agora, como já está funcionando a moeda digital chinesa. Aperte o play abaixo para conferir.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!