Zletric se junta a 99 e outras sete empresas para impulsionar a infraestrutura para veículos elétricos no país.
zletric-chama-atencao-da-99 (Foto: 99/Divulgação).
, Head de Conteúdo na Captable
8 min
•
26 abr 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Juliana Irala, da CapTable Brasil.
Até 2030, é esperado que o país bata os 2 milhões de carros elétricos em circulação. Mas para pular dos 50 mil atuais, é necessário que o mercado acelere o passo. E um dos entraves para isso é a falta de alinhamento entre os agentes do setor.
Afinal, os carros elétricos devem vir primeiro, para que incentivem a instalação dos pontos de recarga para esses veículos, ou primeiro vem os pontos, para depois vir os carros?
Pensando em solucionar esse impasse, a 99 se uniu a outras oito empresas para lançar a Aliança pela Mobilidade Sustentável – uma das empresas é a Zletric, startup de recarga de veículos elétricos, que recentemente anunciou fusão com a Ecovagas, subsidiária da Estapar.
A Aliança tem como objetivo fomentar a produção e adoção de carros elétricos no país e, ao mesmo tempo, estabelecer a infraestrutura necessária para garantir que, quem aderir a esse tipo de veículo, possa rodar com ele e conseguir recarregá-lo sem muitas dificuldades.
Por isso, além da 99 e da Zletric, a iniciativa inclui empresas de diversos pontos do setor – das montadoras, passando pelas locadoras, até os aplicativos de transporte e abastecimento. Ou seja: a infraestrutura necessária para os carros elétricos vindo ao mesmo tempo que os próprios carros.
Assim, com o desenvolvimento de todo o ecossistema, a coligação espera aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 – o índice atual é de 2%. Um outro objetivo é passar dos 1,5 mil postos de carregamento existentes no país para 10 mil.
A iniciativa da 99 vem com respaldo da sua controladora, a chinesa Didi Chuxing, que possui parceria de mais de 30% de todas as estações de carregamento públicas e incentiva o uso de carros elétricos entre os motoristas e suas plataformas.
Mas a 99 não está sozinha nessa.
Outras empresas também têm dado passos no mesmo sentido. A marca de motos elétricas Voltz irá inaugurar no final de maio a sua linha de produção na Zona Franca de Manaus. Com a nova estrutura, que tem mais de 12 mil m², a montadora espera aumentar a produção de motos elétricas para cerca de 52 mil unidades até o final de 2022, para, futuramente, chegar a 15 mil motos produzidas todos os meses.
Empresas de dentro da coligação da 99 também têm se unido para outras iniciativas. No final do ano passado, a Movida fechou parceria com a Zletric, para a sua primeira loja conceito voltada para veículos elétricos em São Paulo. O espaço possui dez carregadores rápidos da (que possibilita recarga total dos veículos em oito horas).
Iniciativas como essas e a da 99 demonstram que o país começa a dar passos que permitam a adoção mais acelerada desses veículos por aqui. Afinal, ao olhar para o mercado de outros países, como a China, já é possível afirmar que o futuro é elétrico.
Quer saber antes sobre startups inovadoras e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!