22 lições que aprendi no Vale do Silício

Passeir duas semanas imerso no Vale do Silício, bombardeado de informações, visitando startups, aceleradoras, universidades e co-workings, eis o que aprendi

22 lições que aprendi no Vale do Silício

Passeir duas semanas imerso no Vale do Silício, bombardeado de informações, visitando startups, aceleradoras, universidades e co-workings, eis o que aprendi

0
shares

*Por Fernando Toti, publicitário e CEO da Sampa Comunicação, que esteve no Vale do Silício conosco há 2 semanas

Não sou um especialista e nem pretendo ser, mas ao passar duas semanas imerso no Vale do Silício, bombardeado de informações, visitando startups, aceleradoras, universidades e co-workings, adquiri um novo mindset que está mudando a minha vida. Espero que gostem e torço para que de alguma forma ascenda ao menos uma faísca na mente e no coração de vocês.

1 - Dress code doesn't mean a shit

Enquanto as pessoas então lutando para se encaixar, aqui as pessoas estão lutando para serem autênticas. Você pode e deve se vestir como gostar, da gravata borboleta ao jeans! O que importa é ser quem você é, e o que você entrega, não a maneira que se veste.

2- LinkedIn is the real Deal

Esqueça seu currículo - ninguém vai pedir por isso. Possivelmente nem mesmo seu cartão de visitas (que obrigatoriamente deve conter seu LinkedIn). Se alguém se interessar por você, irá imediatamente pedir seu LinkedIn, com a simples frase: Let’s connect!

Se você não tem LinkedIn, faça! Se tem, se aprofunde nele, é uma excelente ferramenta profissional, e existem cursos online que te auxiliam a trabalhar essa ferramenta a seu favor!

3 - Five minutes? You’ve got it!

Você sempre consegue uma primeira reunião com quem quer que seja. O grande desafio é conseguir a segunda. Eles nunca sabem quem será o próximo Mark Zuckerberg ou Elon Musk, e pode ser você, assim eles não correrão o risco de perder essa oportunidade (termo conhecido como FOMO Fear Of Missing Out). Sim, talvez te darão apenas 3 minutos, por isso esteja sempre muito bem preparado, o desafio é em três minutos garantir uma segunda reunião.

E aqui eu te pergunto, quantas vezes você deixou de dar atenção a alguém, por preconceituosamente achar que aquela pessoa não te acrescentaria em nada. Será que passou algum Mark por você? Eu não ao vou arriscar perder uma chance dessa, prefiro perder 3 minutos.

 4 - Be Punctual

O seu tempo não é em nenhuma circunstância mais importante que o do outro, independente de quem você seja. Se você se atrasar 10 minutos para uma reunião que teria a duração de 30 minutos... saiba que agora você tem 20 minutos.

5 - Time is Money

Apresente sua ideia em 3 minutos, não gaste nem seu tempo nem o do cliente. Se você não conseguir passar sua ideia em 3 minutos é porque ou ela não é boa, ou você não tem o domínio sobre ela. Muitas vezes você tem apenas 30 segundos, esteja preparado.

6 - You don’t know nothing about your own Project

Normalmente quando temos um projeto gastamos muito tempo planejando ele inteiro, tentando criar o melhor projeto, prevendo o que o cliente quer. Sim, estamos errados!

Do seu projeto faça sempre o mínimo o produto viável (MVP), que basicamente é o que o nome diz, faça o mínimo do projeto que seja viável para aplicar e teste com as pessoas, deixando elas guiarem seu projeto, é o cliente/usuário que vai te dizer o que gosta. É testando que você vai encontrar o caminho certo. Construa o produto com o cliente, e não para o cliente.

7 - Update or Die!

O seu business vai ser ultrapassado, se atualize e se reinvente urgentemente! Um estudo diz que 65% das crianças que estão atualmente cursando o primário, irão exercer profissões que ainda não existem. Preciso falar algo mais?

8 - Focus at the client’s pain, not yours.

Empresas hoje estão focadas nos seus problemas e não no problema do cliente. Isso precisa ser mudado o mais rápido possível.

9 - Brasil is awesome! 

A Apex tem presença forte no vale, auxiliando empreendedores brasileiros a vencerem aqui. Eles arcam com 80% dos custos da empresa que passar em seu processo para ter seu escritório no vale. Eles simplesmente oferecem um espaço na Rocket Space, mesmo local onde começou, nada mais nada menos, que o Uber.

10 - Have you Failed? Congratulation!

Parabéns por ter fracassado? Oi? Enlouqueceu? Não amigão, é isso mesmo. Aqui eles consideram fracassar apenas um degrau para o sucesso! E se você pensar bem, o fracasso não é necessariamente o oposto do sucesso, o oposto do sucesso é não fazer nada.

No vale existe um grande investidor que só analisa a sua startup se você já tiver fracassado ao menos uma vez. Caso não tenha, ele não perde o tempo, pois acredita que você ainda não está próximo do sucesso.

11 - Let´s make a plan for the next 10 years? Hum, no!

Ninguém tem ideia do que vai acontecer nos próximos dez anos. A prova disso é que a dez anos um tal de Steve tinha acabado de anunciar um novo aparelho chamado iPhone... acho que algumas "poucas” coisas mudaram nos últimos dez anos. Não é ruim se planejar, mas infelizmente ou felizmente, se tornou impossível fazer longos planos! Foque em se atualizar, e antecipar o que vai acontecer agora, nos próximos dias ou meses.

12 - You are so diferent than me... I like it!

Forme times com pessoas diferentes de você. É muito mais confortável se relacionar e por consequência trabalhar com pessoas que pensam ou são iguais a você. Mas é burrice fazer isso. Procure pessoas diferentes, trabalhe a diversidade, ideias diferentes e mais confrontos positivos acontecerão, gerando muito mais resultado.

Mais de 40% das pessoas que trabalham no Vale / SF são estrangeiros, vindos de todas as partes do mundo. E esse é um dos fortes motivos que fizeram desse lugar o polo da inovação mundial.

13 - Why? Tell me Why?

O propósito do seu produto, empresa ou projeto são indispensáveis. A grana será consequência disso. O que importa é o porquê você está criando isso, o que você vai ajudar ou transformar no mundo, que dor ou problema você vai sanar com isso.

Parece algo óbvio, mais não é. Faça o exercício, pare um minutinho e se pergunte, porque eu faço o que eu faço? Se for grana, mude, se não for, defina bem o que é para você não perder o trilho.

14 - What is the next step?

Eles se perguntam isso insistentemente aqui! Enquanto o mundo segue o que eles criaram lá atrás, já se perguntam: qual é o próximo passo? Isso ajuda bastante você estar na frente do resto.

15 - I hate Ferrari

Sim, Ferrari é brega! São Francisco é uma das cidades com o maior poder aquisitivo do mundo e mesmo assim é muito difícil você ver um carro como Ferrari ou Lamborghini. Pelo que entendi eles realmente acham brega você ter um carro que causa poluição no ar e sonora. Carros híbridos em geral e Tesla são sucesso! Completamente diferentes de Los Angeles. Aqui, na minha opinião, estão preocupados com o que realmente importa.

16 - I will give the Money, but you are the Boss

O investidor não colocara dinheiro para dominar a empresa do empreendedor. Ele sabe que só perde com isso e é muito mais rentável deixar o empreendedor voar. Claro que contará com a mentoria do investidor, mas não com o pensamento mesquinho e inseguro, que é comum da maioria dos investidores pelo mundo, de querer dominar o business que está investindo e ter a última palavra. Todo esse respeito e dinâmica faz com que o vale cresça muito mais rápido que outros lugares.

17 - Smart money is better than Money

O smart money nada mais é do que um investidor que irá agregar mais do que apenas dinheiro.

Agregará conhecimento, contatos, possibilidades. Hoje o dinheiro é abundante no vale, e do mesmo jeito que ocorre uma corrida entre as startups para o sucesso, ocorre também a corrida entre os investidores (VCs, ventures capital, capital de risco) que muitas vezes brigam por uma startup, e além de mostrar o dinheiro, tem que demonstrar como irão colaborar com o projeto.

18 - Run Universities, Run!

A inovação vem muito rápido e cresce em escala, e as tradicionais universidades não estão conseguindo acompanhar. O tempo para formar um curso, os professores e colocar na grade para oferecer aos alunos, com a aprovação de instituições como o MEC, realmente impossibilitam acompanhar a velocidade da evolução.

Um exemplo disso é o bitcoin, e o blockchain, tema que vem se viralizando no mercado e o qual a maioria das faculdades não conseguem formar ou oferecer um curso sobre isso. Bons exemplos de universidades que estão mudando a maneira de ensinar para acompanhar essa evolução são a Singularity University e a Draper University. Pesquisem, vale a pena!

19- Hire Fast, Fire Fast

Montar a equipe é extremamente importante, e vai resultar no sucesso ou no fracasso do seu projeto, porque afinal não fazemos nada sozinhos. Contrate e demita rápido, aqui dizem que a pessoa ou é um Fuck yes, ou um fuck no!

20 - GET THE SHIT DONE

Todos os mercados criam suas nomenclaturas, e aqui também acontece isso! São diversas siglas e nomenclaturas como MVP, bootstraps. Eles até têm um lista, tipo um dicionário que elenca a maioria delas, mas a minha preferida é GST, simplesmente GET THE SHIT DONE! Que eu humildemente traduzi para FAÇA AS COISAS ACONTECEREM! Que frase maravilhosa, enche a boca, o coração e arrepia a espinha, não?

21 - Share you knowledge

Se você tiver que esconder o que sabe para vencer, é bem provável que você não tenha o que é preciso para atingir o sucesso. Corra, voe, trabalhe duro, compartilhe conhecimento, e esteja sempre a frente.

22 - Tubarão anda com tubarão e sardinha anda com sardinha 

Sua mãe já dizia e eles dizem também: Ande com boas companhias - pessoas focadas, trabalhadoras, com energia,  com conhecimento, que te inspirem, que façam você crescer.

Quer aprender e entender mais? Se joga! Vai at o vale e venham sentir na pele o que estou escrevendo aqui! Terminarei com uma frase que peguei do livro Incansáveis, do sócio Maurício Benvenutti: "O progresso é a esperança dos povos, e o desespero dos acomodados”.

Foi inspirador ver que o Toti, passando apenas 2 semanas aqui, conseguiu sintetizar a essência do Vale. Essência essa que eu Isabella, que estou morando no Vale há quase 2 anos, venho vivenciando e acredito que transformam esse lugar no maior polo de inovação do mundo. A maneira de pensar muda completamente as pessoas, o propósito e consequentemente os negócios.

E-mail do Toti para contato: fernandototi@sampacomunicacao.com.br 

LinkedIn do Toti: https://www.linkedin.com/in/fernando-toti-8013672a/

Faça como o Toti e venha você também pro Vale do Silício!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups