6 coisas que você deve estar fazendo e que são um desperdício de tempo

O maior desperdício de tempo está em tarefas que são destinadas aos funcionários e que são desnecessárias ou ultrapassadas

6 coisas que você deve estar fazendo e que são um desperdício de tempo

O maior desperdício de tempo está em tarefas que são destinadas aos funcionários e que são desnecessárias ou ultrapassadas

0
shares

Nenhum negócio é 100% produtivo o dia todo, todos os dias. Existe aquele momento em que funcionários irão parar para tomar um café e discutirão sobre o jogo da noite passada. Ou aquele momento em que, depois do almoço, irão parar e checar suas redes sociais por um tempinho. Seja como for, esses são apenas ladrões de feira em relação a quem rouba verdadeiramente a produtividade dentro de uma empresa. O maior desperdício de tempo está em coisas que são destinadas aos funcionários e que são desnecessárias.

Gerir uma startup não é algo fácil. Depois de se esforçar para validar seu negócio e estruturá-lo, há também o esforço para fazer seu negócio render de maneira melhor, vender mais e crescer - ter de lidar com a gestão de equipe muitas vezes é o que acaba matando os seus funcionários.

Agora, veja o que pode estar comendo o tempo de seus colaboradores:

Reuniões inúteis

Em diversas pesquisas, funcionários listam reuniões como um dos maiores desperdícios de tempo dentro de qualquer empresa. Isso inclui de reuniões desnecessárias até aquelas que tomam mais tempo do que deveriam. Se você está em uma posição de gerir essa atividade, considere implementar um sistema em que só se faz reunião se ela for realmente necessária. Com foco, ela aumentará a produtividade da empresa e diminuirá as conversas em paralelo que não servem de nada.

Processos ultrapassados

Empresas ainda desperdiçam tempo fazendo coisas da mesma maneira que faziam 10 anos atrás. Processos manuais e em papel tomam alguns minutos extras na hora em que estão sendo feitos, mas se somados ao longo de um ano, podem tomar horas, dias e até semanas. Faça uma auditoria completa de seu trabalho e questione o porquê você está fazendo daquela maneira, para assim poder chegar em uma solução que te ajude a salvar esse tempo desperdiçado em processos ultrapassados.

Saber como e a hora de se comunicar

Lá atrás, quando funcionários precisavam discutir algo, ou eles pegavam no telefone ou iam diretamente de encontro um com o outro. Hoje, essa comunicação é feita através de um e-mail ou um chat via Skype ou Slack. Pode parecer mais fácil e que essas ferramentas diminuíram a distância em como as pessoas se comunicam. Entretanto, até a pessoa construir uma mensagem e aguardar a reposta dela, seria mais fácil de fato simplesmente fazer uma ligação rápida e resolver de forma direta.

Informações que não são tão importantes

Com tantas ferramentas de análise disponíveis, empresas podem acessar em tempo real informações de quase todas as áreas de suas operações. É uma tempestade de informações que nem sempre são de toda utilidade. É preciso saber o que é importante e o que não é, o que mostra suas carências e o que é simplesmente informação jogada. Saber extraí-las da maneira correta é sinônimo de não perder tempo com um monte de dados que podem não ser úteis para você naquele determinado momento.

Distrações no ambiente de trabalho

Hoje em dia é extremamente fácil se distrair. Uma reunião através do Skype que está rolando ao seu lado, conversas em paralelo ou aquela tosse crônica de um companheiro que te tira a atenção. Se for possível, ache um lugar quieto no seu ambiente de trabalho quando você está tentando fazer suas coisas. Se não, invista em fones de ouvido e aquele blues de fundo que fará com que você se concentre apenas naquilo que está em sua frente.

Reclamações e fofocas

Construir uma equipe que esteja na mesma sintonia é extremamente importante para qualquer organização, mas as interações entre funcionários devem ser sempre visando a produtividade. Reclamar e fofocar no seu ambiente de trabalho pode acabar com sua carreira. Esforce-se para ser visto como uma força positiva no local de trabalho, em vez de um instigador ou um reclamador crônico.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups