6º Encontro Open Innovation marca presença no Hacking Rio

Evento reuniu palestras sobre o impacto da inovação nos negócios e na sociedade; próximos encontros acontecem em Brasília e Rio Grande do Sul

6º Encontro Open Innovation marca presença no Hacking Rio

Evento reuniu palestras sobre o impacto da inovação nos negócios e na sociedade; próximos encontros acontecem em Brasília e Rio Grande do Sul

0
shares

Criado há pouco mais de um ano, o Open Innovation BR - que começou como um grupo do Whatsapp para compartilhamento de experiências de executivos - cresceu, e hoje promove eventos por todo o Brasil. Na última sexta-feira (27), o grupo esteve presente no Hacking Rio, evento que aconteceu durante todo o final de semana e reuniu palestras, fóruns e competições de inovação e tecnologia no Rio de Janeiro.

O 6º Encontro Open Innovation BR foi estruturado em três núcleos temáticos. “Os painéis se completaram e foram pensados para ter uma sinergia. A participação do público, durante 30 minutos em cada painel, foi essencial para enriquecer o aprendizado”, ressalta Ricardo Yogui, um dos organizadores do evento.

Habitats e Ambientes de Inovação

Para o primeiro painel do dia, com moderação da professora do Distrito de Inovação (DIS), Flávia Bendelá, participaram Roberta Coelho, do Rock in Rio, Julia Zardo, da casa Firjan e Daniel Monteiro, da Rede Globo. Os profissionais compartilharam experiências e falaram sobre como um ambiente pode favorecer a inovação - e como isso aconteceu na prática em cada uma das empresas, apresentando cases reais e inspiradores. Julia falou sobre como o Rock in Rio revolucionou o setor de eventos desde sua criação. "Abrimos as portas para bandas estrangeiras e apostamos, por exemplo, em uma iluminação diferente e em palcos construídos na vertical”, ressaltou. Hoje, o evento já conta com ativações de diversas marcas, palcos com influenciadores e espaços de games e interações com o público.

Julia Zardo falou sobre a iniciativa da casa Firjan. "Ela vem de um esforço para aproximar as indústrias e as empresas da Firjan dos ambientes de inovação. Além disso, temos intenção de ser uma plataforma de conexão entre as universidades, grandes e pequenas empresas. Muitas vezes não temos um espaço na cidade para pensar nisso". Para isso, promoverão no espaço diversos encontros, palestras e cursos para informar as pessoas sobre como a nova economia impacta a sociedade.

Innovation Funding

O segundo painel teve como moderador Marcelo Almeida, da Brain Ventures/Fundo Primatec e participaram da conversa Luciana Tsukada, da Softex, Vitor Kappel, da Finep e Paulo Queiroz, da entidade Anjos do Brasil. Os profissionais falaram sobre as diversas formas de captar recursos e como estão funcionando alguns projetos nos quais estão envolvidos. Além disso, Queiroz trouxe uma visão sobre o papel do investidor anjo neste contexto.

People & Edu

Por fim, o último painel contou com palestras dos profissionais Rafael Nasser, da ECOA PUC-Rio, André Miceli, da FGV e João Silveira, da Swissnex Brazil e mesa redonda com os convidados Eduardo Camargo, da Cyberlabs e Evelise Ethel, da StartSe. A moderação foi feita pelo professor Ricardo Yogui, membro da agência PUC-Rio de Inovação. O poder da educação para o incentivo à uma cultura de inovação foi o tema do painel.

Segundo Rafael, o ECOA PUC-Rio surgiu como uma iniciativa para compartilhar conhecimento, incentivando a transformação e um pensamento fora da caixa. “Precisamos levar a educação digital para todos e promover o avanço tecnológico por meio de programas, parcerias e incentivos nas universidades”.

Evelise Ethel, do time da StartSe, é uma das colaboradoras ativas do grupo Open Innovation BR. Atualmente, ela trabalha auxiliando empresas na educação e conexão com a Nova Economia, principalmente estimulando projetos de inovação aberta, a partir da entrega de soluções diretamente ligadas à inovação corporativa. "Tive a oportunidade de participar do painel compartilhando um pouco da minha experiência junto às corporações que estão inovando, reafirmando que inovação corporativa consolidada passa pela fase de educação dos colaboradores sobre o tema, partindo dos executivos", ressalta.

 

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups