Apple acusa ex-funcionário de roubar segredos de projeto de carros autônomos

Xiaolang Zhang teria comprado uma passagem de última hora para a China após baixar o plano de uma placa de circuito de um carro autônomo da empresa

Apple acusa ex-funcionário de roubar segredos de projeto de carros autônomos

Xiaolang Zhang teria comprado uma passagem de última hora para a China após baixar o plano de uma placa de circuito de um carro autônomo da empresa

0
shares

A Apple está processando um ex-funcionário que, supostamente, teria roubado informações confidenciais sobre um projeto relacionado a carros autônomos – iniciativa que a empresa até hoje mantém sigilo. Segundo o The Mercury News, as acusações contra Xiaolang Zhang foram apresentadas na Corte Distrital do Norte da Califórnia e alegam que Zhang planejava levar consigo alguns dos segredos da empresa ao assumir um emprego em outra empresa.

Xiaolang Zhang foi detido por agentes federais no último sábado (7) enquanto tentava passar pela segurança no Aeroporto Internacional Mineta San Jose portando documentos confidenciais sobre a placa de circuito de um carro autônomo da Apple. O ex-funcionário da da empresa teria comprado uma passagem de última hora para Beijing, na China, com destino final de Hangzhou, a bordo da Hainan Airlines, informaram autoridades.

Zhang, que agora afirma estar trabalhar para a XMotors, foi contratado pela Apple em dezembro de 2015 para trabalhar como engenheiro de hardware em um projeto relacionado à carros autônomos. Porém, Xiaolang Zhang precisou sair de licença paternidade após o nascimento do seu filho em abril deste ano. O ex-funcionário informou à Apple, após o seu retorno, que deixaria a empresa e retornaria à China para cuidar de sua mãe doente. Além disso, o Zhang revelou ao seu supervisor que, durante sua estadia no país, trabalharia para a XMotors, uma empresa chinesa focada em carros elétricos e autônomos investida pela Alibaba, Foxconn e IDG Capital.

O supervisor de Zhang achou a conversa suspeita e alertou a equipe de segurança interna da Apple, setor responsável por prevenir vazamentos de informações sigilosas. Após Zhang entregar seu celular corporativo e o seu computador, a empresa analisou o histórico de seus dispositivos e descobriu que o ex-funcionário acessou uma enorme quantidade de documentos sigilosos e que seu número de downloads teria aumentado drasticamente nesse período. Além disso, Zhang também teria baixado informações confidenciais da empresa no computador de sua esposa.

De acordo com o sistema de câmeras internas da Apple, o ex-funcionário também teria ido aos laboratórios de software e hardware da empresa durante sua licença paternidade. Além de Zhang ter visitado o campus da Apple enquanto ainda estava de licença, segundo autoridades americanas, o ex-engenheiro ainda teria saído do laboratórios com uma caixa de aparelhos usados pela empresa no desenvolvimento de carros autônomos. Mesmo com a divulgação do caso, os documentos e itens específicos que Zhang retirou da Apple ainda são desconhecidos e provavelmente permanecerão sob sigilo durante o processo penal.

A Apple, que até o momento não tinha se manifestado sobre o assunto, emitiu um comunicado por e-mail ao The Mercury News comentando a respeito do caso. "A Apple leva a confidencialidade e a proteção de nossa propriedade intelectual muito a sério", disse o porta-voz da Apple, Tom Neumayr, por e-mail. "Estamos trabalhando com as autoridades sobre este assunto e faremos todo o possível para garantir que este indivíduo e outras pessoas envolvidas sejam responsabilizados por suas ações".

Existe uma corrida de ouro para carros autônomos ao redor do mundo. Quer saber mais sobre o futuro da mobilidade no Brasil e no mundo? Venha para o Mobility Day: evento criado pela StartSe em parceria com a EasyMuv. Diversos experts do setor de automóveis e mobilidade palestrarão sobre o que podemos esperar para o setor. Não perca!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups