Aprenda a fazer roteiros para seus vídeos!

Fazer um roteiro minucioso é essencial para que os vídeos tenham boa qualidade - confira o passo a passo de como fazer o seu

Aprenda a fazer roteiros para seus vídeos!

Fazer um roteiro minucioso é essencial para que os vídeos tenham boa qualidade - confira o passo a passo de como fazer o seu

0
shares

Se você trabalha ou quer trabalhar com vídeos, precisa entender porque você deve, sempre, fazer um roteiro antes de iniciar as gravações, certo? Fazer um roteiro minucioso ainda é um passo bastante ignorado pelo produtores, mas é extremamente importante para que os vídeos tenham uma boa qualidade. Você sabe como produzir um bom roteiro que vai te ajudar a estruturar melhor seus conteúdos? Confira nesse artigo!

Por que fazer um roteiro?

Todo projeto deve começar com um bom planejamento. Se você realmente deseja melhorar a qualidade de suas produções, deve focar não só na produção e na pós-produção, mas também no que vem antes disso tudo. É aí que entra a produção de um bom roteiro.

Você pode achar que esse processo só é preciso para grandes produções Hollywoodianas, mas isso não é verdade! Toda produção de vídeo precisa ser bem estruturada para que o objetivo do projeto seja alcançado com sucesso. Quando estamos conversando pessoalmente com alguém, é normal que a comunicação dê voltas, que existam confusões, tropeços e gagueiras, mas isso não pode ocorrer em um vídeo! Para interações que não são face-a-face, a clareza é essencial. Se você tentar passar seu conteúdo somente de cabeça, sem planejamento prévio, o risco que você corre de dar voltas e se perder no assunto é muito grande. E se isso acontecer, o que é mais importante nos seus vídeos - o conteúdo - irá se perder. Você não quer que isso aconteça, certo?

Então, para evitar que esses problemas atrapalhem seus vídeos e façam sua audiência desistir de assistí-los, você deve fazer um bom roteiro antes de começar as gravações. E acredite, o roteiro tornará seu trabalho muito mais simples em todas as etapas da gravação e edição.

Mas não se preocupe, esse processo não precisa ser um bicho de sete cabeças. Existem alguns passos simples e algumas características básicas que seu roteiro deve ter. Quer saber mais?

Diferentes tipos de roteiro

Cada projeto precisa de um roteiro específico para ele! É claro que para seus vídeos caseiros, não será preciso nada muito elaborado, mas é importante aprender sobre os diferentes tipos de roteiro, afinal, o modelo ideal para você depende somente da sua adaptação.

Um roteiro de cinema, por exemplo, é um documento muito elaborado, pensado para produções profissionais. Por isso, não é preciso que você aprenda como fazer um modelo desses, certo? Um modelo mais simples, ainda que possa parecer menos efetivo, será ideal para o seu projeto. Nele você colocará todas as informações necessárias sem que seja preciso todos aqueles termos técnicos específicos da área.

Um dos tipos de roteiro é de texto direto. Nesse modelo, você irá colocar as informações como se estivesse, literalmente, escrevendo um texto ou uma redação. É ideal para quem irá fazer todo o processo de gravação sem ajuda de uma equipe. Para quem está começando agora, pode ser o modelo de mais fácil adaptação.

O modelo técnico é um pouco mais elaborado, mas ainda assim, bem simples de ser feito. Nesse tipo de roteiro, você irá separar em duas colunas, uma de áudio e uma de vídeo. Na primeira coluna, de áudio, você irá escrever o que será falado no vídeo. Na segunda coluna, de vídeo, você deve registrar tudo que será visto. Por exemplo, se quando você utilizar uma determinada frase você quiser dar zoom em algum objeto, deve anotar ‘dar zoom no objeto X’. Esse modelo é ideal para quem possui ajuda na gravação, por exemplo, se você tem a ideia do jogo mas outra pessoa irá gravar, terá todos os direcionamentos registrados.

Esses são os dois modelos mais simples e mais utilizados. Agora confira quais são as informações importantes que você deve incluir!

Como fazer um roteiro para seus vídeos

A primeira coisa que você deve fazer é pensar nos seus objetivos, isso te dará mais clareza do que fazer. Para isso, pense nos seguintes aspectos:

  • Quem é meu público para este vídeo?

    • Tendo clareza de quem é seu público você consegue ajustar seu conteúdo e sua linguagem a ele.

  • Qual será o formato do meu vídeo?

    • Será como uma vídeo aula? Um tutorial? Screencast?

  • O que eu quero que meu público tenha aprendido ao final do vídeo?
  • Quais efeitos vou utilizar/como será a pós produção?

Após pensar nessas questões, chegou a hora de planejar o seu vídeo de fato. Confira só algumas informações importantes que seu roteiro precisa ter para seu vídeo fazer sucesso

O que seu roteiro precisa ter

Depois que você já fez um apurado das questões estratégicas e do objetivo do seu vídeo, vai precisar de descrever o que você pretende fazer minuciosamente.

Cenário

Descreva como será o cenário do seu vídeo, qual será a disposição de objetos de plano de fundo e qual posição a câmera ficará. Uma dica é fazer alguns testes antes, para chegar se está tudo certo com a iluminação, sons externos e, claro, como ficará o visual do vídeo.

Conteúdo

Em relação ao conteúdo, é importante que você realmente escreva tudo que pretende falar. A ideia não é decorar, mas ter um direcionamento específico. Faça um texto e, para que sua fala fique natural, ensaie bastante!

Dica: Prenda a atenção da sua audiência logo nos primeiros segundos! O início de um vídeo é extremamente importante para definir se as pessoas irão continuar assistindo ou não, então, capriche no segmento inicial de sua gravação!

Edição

Se você for utilizar algum efeito, adicionar alguma imagem no vídeo e até mesmo a trilha sonora, escreva também, em qual momento esses elementos irão aparecer! Assim, seu trabalho de edição ficará ainda mais fácil.

Dica: Capriche em b-rolls! Adicionar imagens adicionais a um vídeo ajudam a reter a audiência e mantê-los engajados com o seu conteúdo.

E aí, gostou das dicas para fazer um bom roteiro? Lembre-se sempre de revisar todas as informações e, claro, ensaiar bastante!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups