Camargo Corrêa Infra busca soluções para otimizar gestão de resíduos em obras

Startups podem se inscrever no programa Infra 9 e apresentar ideias inovadoras para o setor

Camargo Corrêa Infra busca soluções para otimizar gestão de resíduos em obras

Startups podem se inscrever no programa Infra 9 e apresentar ideias inovadoras para o setor

0
shares

Você já pensou em como a tecnologia pode beneficiar o setor de construção civil? O uso de ferramentas digitais e softwares que melhoram a qualidade, a logística e otimizam tarefas está transformando o mercado. Em busca de soluções inovadoras a Camargo Corrêa Infra lançou o Infra i9, seu programa de conexão com startups. A iniciativa tem como objetivo selecionar empresas que possam se tornar fornecedoras ou parceiras da companhia, assim como fortalecer a aproximação do ecossistema brasileiro de inovação nesse setor.

Nesse sentido, a otimização na gestão de resíduos na construção civil pesada é um dos desafios da companhia. As startups podem inscrever soluções que permitam a eliminação dos custos associados à correta destinação dos rejeitos Classe I (perigosos) - contaminados com derivados de petróleo - e Classe IIA (não inertes) - como madeira, plástico, papel e papelão.

“É um tema que está sendo discutido amplamente, tanto no Brasil quanto fora daqui, principalmente por conta da escassez dos recursos naturais e dos custos mais altos para destinar os resíduos”, explica Fábio Costa, coordenador socioambiental da empresa. Só em 2017, o conjunto das obras da Camargo Corrêa Infra gerou aproximadamente 20 mil toneladas de resíduos.

Segundo o coordenador, as principais dificuldades para alcançar esse objetivo estão relacionadas às áreas em que a construtora atua. “São territórios com pouca ou nenhuma infraestrutura e são projetos de curta permanência. Automaticamente, é preciso pagar para transportar e destinar os resíduos para outros lugares, onde seja possível o correto processamento e  tratamento”, explica.

Segundo Costa, as startups devem buscar soluções tecnológicas relacionadas a equipamentos ou processos que contribuam para que seja reduzida ou eliminada a geração daquilo que é rotineiramente descartado. Ou seja, soluções que proporcionem agregação de valor para empresa e para os locais onde a mesma atua.

As startups interessadas em participar do programa, e que estejam no estágio de MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e/ou validado podem se inscrever para este e outros desafios até o dia 29 de julho. Saiba mais sobre o Programa de Conexão com Startups da Camargo Corrêa Infra e inscreva-se aqui.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups