China constrói estrada inteligente capaz de carregar carros elétricos

A tecnologia é incorporada sob o concreto transparente usado para construir um trecho de 1.080 metros na cidade de Jinan, na China

China constrói estrada inteligente capaz de carregar carros elétricos

A tecnologia é incorporada sob o concreto transparente usado para construir um trecho de 1.080 metros na cidade de Jinan, na China

0
shares

A estrada inteligente testada pela China é pavimentada com painéis solares, sensores de mapeamento e carregadores de baterias elétricas. As tecnologias são incorporadas sob o concreto transparente usado para construir um trecho de 1.080 metros na cidade de Jinan.

Cerca de 45 mil veículos passam pelo trecho todos os dias. Com esse número, de acordo com a construtora Qilu Transportation Development Group, os painéis solares são capazes de gerar eletricidade suficiente para abastecer as luzes das estradas e 800 casas.

No entanto, a Qilu Transportation quer fazer mais do que fornecer energia: quer que a estrada seja tão inteligente quanto os veículos do futuro. De acordo com o governo, 10% de todos os carros devem estar totalmente autônomos até 2030, e a Qilu considera essa previsão como uma oportunidade de fornecer melhores atualizações de tráfego, mapeamento mais preciso e até mesmo recarga de baterias de veículos elétricos.

Parte desse esforço envolve a construção do que o governo chama de um sistema de transporte inteligente. “Coordenar o desenvolvimento de carros de condução autônoma e sistemas inteligentes de estrada é um foco”, disse Yuan Peng, vice-chefe do departamento de ciência e tecnologia do Ministério do Transporte. "O ministério ajudará a oferecer estradas inteligentes para os carros inteligentes que estão chegando", disse Yuan.

O primeiro passo da construção da estrada inteligente constitui uma parte da via expressa em torno de Jinan, um antigo centro industrial de cerca de 7 milhões de pessoas. A estrada tem três camadas verticais, com o invólucro de material transparente permitindo que a luz solar atinja as células solares por baixo. A camada superior também possui espaço interno para encadear fios de recarga e sensores que monitoram a temperatura, o fluxo de tráfego e a carga de peso.

Os painéis solares se espalham por duas faixas, que não parecem diferentes de uma estrada normal, e são mais finos do que uma moeda. De acordo com Zhou, gerente geral da empresa, apesar da capacidade elétrica da estrada, o trecho teste é muito curto para fornecer recarga sem fio no momento.

A Qilu Transportation não forneceu um prazo para a instalação dos sensores para transmitir dados e energia para baterias. A estrada tem uma expectativa de vida útil de 15 anos, combinando com as rodovias tradicionais de asfalto. "A via expressa solar tem oportunidades de mercado", disse Xu Yingbo, analista da Citic Securities Co. em Pequim. "As principais coisas que precisam ser abordadas são os custos e a confiabilidade, bem como a rapidez com que o sistema compatível é implementado".

O trecho de estrada em Jinan custou cerca de 7.000 yuans por metro quadrado para ser construído, disse Zhou. O curso total, segundo cálculas da Bloomberg News, será de 41 milhões de yuans (US $ 6,5 milhões). O limite para a adoção em massa da tecnologia é de cerca de 3.000 yuan por metro quadrado, disse a empresa.

Os custos iniciais são altos porque a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Qilu desenvolveu a tecnologia e produziu os materiais em seus próprios laboratórios. De acordo com Zhou, os custos devem baixar à medida que os componentes são produzidos em massa.

Pesquisadores começaram a trabalhar no projeto há 10 anos. A construção demorou 55 dias em uma parte existente da rodovia, e a estrada foi aberta ao tráfego em dezembro.

De acordo com Zhou, o futuro do transporte está chegando na China muito mais rápido do que esperavam. "Precisamos ter certeza de que as estradas sejam desenvolvidas para corresponder ao desenvolvimento de veículos de condução autônoma”, diz.

 

(Via: Bloomberg)

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups