A China está começando a dominar a App Store, segundo ranking da App Annie

As empresas americanas lideravam a App Store durante essa primeira década, mas agora as companhias chinesas agora estão subindo no ranking

A China está começando a dominar a App Store, segundo ranking da App Annie

As empresas americanas lideravam a App Store durante essa primeira década, mas agora as companhias chinesas agora estão subindo no ranking

0
shares

Perto do décimo aniversário da App Store, que acontece esse mês, a empresa lançou um ranking dos melhores aplicativos e jogos de todos os tempos, além dos desenvolvedores por trás deles. A lista sugere que, enquanto grandes empresas norte-americanas lideravam a App Store em número de downloads no mundo durante a primeira década, as companhias chinesas agora estão subindo nas paradas e, em alguns casos, alcançando boas classificações  apenas com downloads na China.

De acordo com a App Annie, os usuários da região da Ásia-Pacífico tornaram-se os principais consumidores da App Store. No ano passado, os consumidores asiático representaram 59% dos gastos e 49% de todos os downloads na loja online da Apple – número que aumenta anualmente. Além disso, a China já ultrapassou os Estados Unidos como o maior mercado da App Store em 2015, o que explica como o sucesso do Tencent Video, o iQiyi e o QQ.

Do lado dos aplicativos, o Facebook dominou completamente o ranking de downloads no mundo, mantendo quatro das cinco principais posições com os seus outros aplicativos, Messenger, Instagram e WhatsApp. De acordo com a App Annie, a empresa de pesquisa de mercado que produziu o ranking, só o Facebook já ultrapassou mais de 700 milhões de downloads até o momento.

O YouTube, que é do Google, ficou em terceiro lugar junto com o Google Maps, que ficou em sexto. Enquanto isso, o Snapchat, o Skype, o WeChat e o QQ ficaram em sétimo, oitavo, nono e décimo lugar, respectivamente.

Ranking dos aplicativos mais baixados na App Store no mundo.Porém, quando a métrica contabilizada foi a despesa de consumidores, a Netflix ficou no topo com quase US$ 1 bilhão em receita no iOS em maio de 2018. De acordo com a Annie, Spotify, Pandora Radio e Tencent Video continuaram na lista, seguidos pelo Tinder, Line, iQiyi HBO Now, Kwai e QQ.

Quando se trata de jogos, houve uma sobreposição entre as listas de gastos e número de downloads. Segundo a Annie, o Candy Crush Saga é o jogo mais baixado na Apple Store de todos os tempos – acumulando mais de 280 milhões de downloads. Além disso, o jogo também está em segundo lugar na lista de gastos dos consumidores, perdendo somente para o Clash of Clans que já faturou mais de US$ 4 bilhões até o momento.

Ranking dos aplicativos de jogos mais baixados na App Store no mundo.Curiosamente, jogos como Subway Surfers, Fruit Ninja, Angry Birds, Temple Run e Asphalt 8, que estão entre os aplicativos mais baixados na loja online, não aparecem na lista dos maiores gastos. Em contrapartida, Monster Strike e Puzzle & Dragons ficaram em terceiro e quarto lugar, enquanto Honour of Kings e Fantasy Westward Journey ficaram em quinto e sexto lugar, respectivamente. Enquanto isso, a sensação do ano passado, o Pokémon Go, ficou em décimo lugar, atrás de três jogos de guerra.

A Electronic Arts liderou a lista de downloads de jogos, enquanto o Google e o Facebook estão no topo da lista de downloads não relacionados a jogos. Além disso, a InterActiveCorp (IAC) reivindicou a segunda posição em relação aos gastos dos consumidores em aplicativo, mesmo que seu nome não seja reconhecível – isso porque a empresa controla o Match Group, que oferece os populares serviços de encontros Tinder, Match, OkCupid e PlentyOfFish, uma categoria particularmente bem-sucedida de aplicativos da App Store.

A China é uma das líderes da Nova Economia e, mesmo assim, o governo chinês ainda atua de maneira agressiva e estratégica para posicioná-los na liderança mundial em tecnologia de ponta até 2030. Pensando nisso, a StartSe criou o China Day, um evento que mostrará as pessoas como a China está dominando o cenário de tecnologia e inovação atualmente. Inscreva-se!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups