Conheça a garota que transforma algoritmos em poesia

Estudante de Jardim do Seridó/RN juntou literatura com programação e está a frente de um projeto de pesquisa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte que busca​ ​ensinar​ ​conceitos​ ​de​ ​computação​ ​por​ ​intermédio​ ​da​ ​poesia

Conheça a garota que transforma algoritmos em poesia

Estudante de Jardim do Seridó/RN juntou literatura com programação e está a frente de um projeto de pesquisa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte que busca​ ​ensinar​ ​conceitos​ ​de​ ​computação​ ​por​ ​intermédio​ ​da​ ​poesia

0
shares

Dando continuidade a nossa série de reportagens sobre as mulheres da tecnologia, começamos o ano com uma história inspiradora. Tive a oportunidade de entrevistar uma estudante talentosíssima que além de programadora, é poetisa. Isso mesmo! E o mais incrível, Soraya Roberta, 21 anos, mescla a linguagem dos códigos em seus versos rimados. É lindo de ver!

A estudante explica que a “Poesia Compilada” - nome do seu blog, é apenas a expressão de como as pessoas veem, leem, escrevem o mundo. Ela juntou poesia com programação - é uma nova estética que trata os bits não tão somente como compostos de 0 e 1, mas como a composição de uma linguagem máquina-humana que flutua no tempo. Bem surrealista, não? Veja o site dela aqui.

De origem humilde, Soraya não teve acesso à tecnologia e a games durante toda a sua infância, mas a garota não desistiu de correr atrás de seus sonhos. Entrou para o mundo da programação quando ingressou no curso técnico-integrado em informática. “Até então eu não fazia a mínima noção de como ligar um computador e muito menos como ele pensava. Entrei para o curso porque como eu não tinha acesso à qualquer meio tecnológico, pensava que poderia ser uma boa saída para que eu pudesse me inserir​ ​nesse​ ​meio​ ​e​ ​entender​ ​toda​ ​a​ ​sua​ ​dinâmica”, explicou.

Um dia o professor de algoritmos pediu que os alunos trouxessem um algoritmo que se auto explicasse. No mesmo dia, por coincidência, outro professor (de literatura) também pediu que levassem um poema que utilizasse metalinguagem. Soraya se viu diante daquelas duas tarefas e não hesitou “vou criar um poema novo, um poema que vai mostrar a delicadeza de um algoritmo” - pensou ela . "Foi assim que surgiu o primeiro Poema Compilado”, conta.

No ano passado, vendo que várias crianças de Natal enfrentavam situações semelhantes às que enfrentou em sua infância, decidiu que iria ampliar o projeto e começou a levar oficinas de Poesia Compilada para as escolas públicas. Hoje o Poesia é um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que busca​ ​ensinar​ ​conceitos​ ​de​ ​computação​ ​por​ ​intermédio​ ​da​ ​Poesia. “Eu pensava que nunca mais iria atuar na área de humanas, o que tenho desenvolvido agora tem sido grande parte com humanas. Realizo pesquisas sobre mineração de dados educacionais, ensino e aprendizagem de algoritmos e faço parte de uma equipe de desenvolvimento de um museu virtual para o Departamento de Antropologia da​ ​Universidade”, explica com motivação.

Para Soraya que já está na reta final do curso de Sistemas de Informação, a tecnologia é um caminho sem volta. ​ “O​ ​que​ ​a​ ​gente​ ​precisa​ ​entender​ ​é​ ​que​ ​a​ ​tecnologia​ ​é​ ​o​ ​meio​ ​e​ ​não​ ​o​ ​fim. Eu tinha muito medo de matemática, mas não existe somente esta disciplina no curso e você vai precisar de diversos outros conhecimentos para ser atuante qualquer que seja a área que opte dentro de TI”, disse. “Você pode encontrar muitos NÃOS pela frente. Mas eles devem ser a mola propulsora para que você consiga ultrapassar qualquer que seja o preconceito. Se a cada dia avançar um pouquinho, quando menos esperar estará conseguindo fazer o que pensava​ ​ser​ ​impossível”, enfatiza.

Soraya é exemplo de força, coragem e resiliência. É mais uma mulher que vem superando todas as dificuldades na área e ainda compartilha seus conhecimentos em projetos para a comunidade local. Neste ano vamos ouvir mais personagens com histórias que merecem ser contadas e que nos inspiram a seguir o caminho da programação e da tecnologia. Juntas fazemos a diferença!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups