Fintechs do Fintouch: LabsBank integra dados financeiros através de APIs

A facilidade e o valor que as instituições recebem ao adotar esse novo processo está relacionado ao uso de dados transacionais

Fintechs do Fintouch: LabsBank integra dados financeiros através de APIs

A facilidade e o valor que as instituições recebem ao adotar esse novo processo está relacionado ao uso de dados transacionais

0
shares

A LabsBank é uma startup que usa APIs estruturadas para integrar informações - como saldos, extratos, boletos de cobranças e transferências de fundos - entre sistemas bancários e financeiros.

É um dos players que estão disseminando a cultura do “Open Banking”. O que isso significa? Propriedade de dados, que possibilitam que as pessoas compartilhem suas informações financeiras; Integrações, que permitem que terceiros iniciem pagamentos diretamente da conta de uma pessoa (transferência bancária) como alternativa para cartões de crédito ou débito; e Informações Abertas, que faz com que Instituições financeiras deixem públicas suas informações de produtos e serviços com valores e taxas, assim como endereços de locais de atendimento e horários.

A facilidade e o valor que as instituições recebem ao adotar esse novo processo está relacionado ao uso de dados transacionais. Eles são particularmente poderosos porque é um conjunto de dados de alta qualidade que informa os outros sobre a forma como gastamos e, para isso, inferimos nossas prioridades, interesses e necessidades. Comercialmente falando, os dados transacionais aumentam a importância da identidade, pois mostra claramente o que eu poderia valer para qualquer tipo de provedor de bens e serviços.

Essa cultura também está relacionada a Inteligência Artificial e algoritmos de Machine Learning. Quem consome isso? A LabsBank entrega o suporte necessário para desenvolvedores de aplicativo, de softwares e de ERPs focarem no desenvolvimento de soluções, baseadas nos dados e funcionalidades disponíveis, e suas regras de negócios.

A plataforma conecta esses dados no aplicativo do cliente com segurança e controle total do correntista. Vale notar que os serviços dessas interfaces de programação podem ser integrados também com dispositivos de Internet das Coisas.

A ideia é empoderar o usuário final como proprietário de suas informações, o que permite o seu uso de diversas maneiras. A solução também facilita a modernização e reduz custos operacionais das instituições participantes.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups