Klabin busca startups para ajudar a solucionar desafios florestais

Um dos principais desafios da maior produtora de papéis para embalagens do País é potencializar uso da biomassa gerada no processo

Klabin busca startups para ajudar a solucionar desafios florestais

Um dos principais desafios da maior produtora de papéis para embalagens do País é potencializar uso da biomassa gerada no processo

0
shares

As indústrias são responsáveis por criar empregos, produzir produtos indispensáveis e gerar riquezas para o País. Entretanto, diversos desafios são enfrentados por elas todos os dias. A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, deseja inovar em alguns processos e busca startups que contribuam com soluções.

Na área florestal, a empresa tem um desafio relacionado ao grande volume de biomassa gerado por galhos, talhos e madeiras. A biomassa é uma matéria orgânica com grande potencial porque pode ser aproveitada inclusive para produzir energia. A Klabin está em busca de soluções eficazes do ponto de vista econômico, de segurança e ambiental. Entre as iniciativas, a empresa deseja aumentar a pureza dessa biomassa a fim de utilizá-la para geração de energia, incorporação ao solo e estradas.

O segundo desafio está relacionado ao relevo acidentado das nossas florestas. É possível encontrar árvores de até 30 metros de altura por toda a extensão dos hectares da empresa. O relevo dificulta o transporte no local, impactando na transmissão de dados. Por esse motivo, a Klabin também está em busca de soluções que conectem os equipamentos da floresta por meio de tecnologias como satélite, telefonia, rádio, redes analógicas, entre outras opções.

Outro desafio da área florestal é a poeira levantada pelos veículos que transportam as toras de madeiras nas vias não pavimentadas. Para resolver o problema, a Klabin já molha as estradas com o uso de caminhões-pipa até três vezes por dia, mas está em busca de soluções mais eficazes e duradouras, como pavimentações alternativas por exemplo.

Após as inscrições, as startups selecionadas realizarão uma semana de conexão e imersão com profissionais da Klabin para desenhar propostas de modelos pilotos. Os projetos que mais se adequarem aos desafios serão colocados em prática e, a partir dos resultados, as startups poderão se tornar fornecedoras ou parceiras da companhia. As inscrições já estão abertas, inscreva-se aqui!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups