Não sabe como investir seu dinheiro? Conheça a fintech Yubb

O Yubb participou da Startup Village da Fintech Conference – o maior eventos de tecnologia financeira da América Latina, que aconteceu ontem (7)

Não sabe como investir seu dinheiro? Conheça a fintech Yubb

O Yubb participou da Startup Village da Fintech Conference – o maior eventos de tecnologia financeira da América Latina, que aconteceu ontem (7)

0
shares

Há um tempo atrás, quando era advogado e trabalhava na área de mercado de capitais e fundos de investimento, Bernardo Pascowitch se deparou com um problema: ele queria investir em produtos que ele mesmo criava. Mas, naquela época, isso não era possível porque aqueles investimentos eram indicados somente para os grande investidores do país. “Após conversar com alguns amigos, conhecidos e familiares sobre onde eu poderia aplicar o dinheiro enquanto pessoa física, eu percebi que ninguém sabia como e nem onde aplicar”, conta.

Foi com esse problema em mente que Bernardo se propôs a criar uma startup que ajudasse pessoas a investirem melhor o seu dinheiro – e assim nasceu o Yubb. Os primeiros meses de vida da startup foram marcados por muita validação, desde problema até de produto. Após realizar entrevistas com mais de 200 pessoas para entender quais eram as reais dores do mercado, Bernardo se inspirou no caso da Dropbox para desenvolver seu primeiro MVP: um vídeo que mostrava como seria o Yubb no futuro, feito com um videomaker do Egito.

A ideia foi bem aceita e Bernardo decidiu partir para a próxima etapa: MVP concierge. “Depois que eu validei o problema e a solução, nós desenvolvemos o MVP Concierge. Criamos uma landing page e as pessoas se cadastravam na nossa base. Todo dia de manhã eu procurava os investimentos e montava um PDF que era enviado para o cliente. O último passo foi cobrar das pessoas pelo PDF. Essa validação foi muito importante para entender se as pessoas estavam dispostas a pagar pelo nosso produto”, revela o fundador. Todo esse processo, que durou cerca de um ano, foi feito antes de desenvolver o produto. “Não tínhamos nenhum site, nem código, nem nenhum software. Era tudo manual”, afirma Bernardo.

Somente depois de ter feito todas essas validações que Bernardo decidiu, em julho de 2015, começar a desenvolver a plataforma do Yubb – que seria disponibilizado para o público meses depois. “Apesar de tudo isso, quando veio a público, o produto não teve uma grande adesão. Isso porque ele era uma rede social de investidores paga”, conta. Segundo Bernardo, a ideia não deu certo por dois motivos: o Yubb era uma rede social, em um mundo que já está repleto delas, e era pago. “Foi então que percebi que aquilo não ia crescer, não iria escalar”.

Após conversar com investidores e outros empreendedores, Bernardo decidiu mudar o modelo de negócio e criar uma espécie de buscapé de investimentos. “Eu queria criar o primeiro buscador de investimentos do Brasil. Já que as pessoas usam o Buscapé para procurar um computador, por exemplo, o Trivago para procurar hotéis e o Decolar.com para passagem aéreas, elas também poderiam usariam essa ferramenta aberta, gratuita e sem login para encontrar investimentos”.

Bernardo explica que nenhum investimento passa pelo intermédio do Yubb. “Apenas mostramos que essas opções estão disponíveis para elas aplicarem melhor seu dinheiro”, conta. Apesar de ter crescido muito nos últimos meses, cerca de 15% a 25% por mês, a startup está buscando acelerar ainda mais seu crescimento. Em paralelo ao buscador de investimentos, o Yubb está apostando na produção de conteúdo sobre conceitos relacionados a educação financeira. “Nós temos um blog, totalmente visual e só de infográficos. Além disso, no YouTube, temos um canal super diferente porque a gente sai na rua para saber as dúvidas das pessoas, conversamos com especialistas e até visitamos fintechs”, conta.

Além da vertente de canais de conteúdo, o Yubb também está focando bastante na sua linha de produto. “Estamos focando em buscar e colocar novas parcerias de produtos de investimento. A nossa meta é colocar novos investimentos e permitir que as pessoas possam sempre encontrar novas instituições e novos tipos de investimentos no Yubb”.

O Yubb foi uma das startups que participaram da Startup Village da Fintech Conference – o maior eventos de tecnologia financeira da América Latina, que aconteceu ontem (7). Quer saber mais sobre o assunto? Baixe nosso e-book gratuito!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups