Nubank que se cuide! Beblüe lança cartão de crédito sem anuidade e 100% digital

O novo cartão Beblüe não possui versão física e, consequentemente, não tem nenhuma bandeira vinculada a ele

Nubank que se cuide! Beblüe lança cartão de crédito sem anuidade e 100% digital

O novo cartão Beblüe não possui versão física e, consequentemente, não tem nenhuma bandeira vinculada a ele

0
shares

Aproveitando o sucesso de fintechs como Nubank e Neon, o aplicativo de desconto e cashback Beblüe lançou, nesta terça-feira (28), o seu próprio cartão de crédito - também sem anuidade e completamente digital. Porém, diferente de outras fintechs, o novo cartão Beblüe não possui versão física e, consequentemente, não tem nenhuma bandeira vinculada. Justamente por isso, outra diferença do serviço em comparação a suas concorrentes, é que o mesmo só funciona nos estabelecimentos credenciados no aplicativo.

Para utilizar o cartão Beblüe, que possui mais de um milhão de usuários na fila de espera, o usuário precisa somente informar o CPF no caixa e digitar a senha escolhida no aplicativo. No futuro, de acordo com Daniel Abbud, cofundador e CEO da Beblüe, também será possível realizar compras e pagá-las por meio da tecnologia NFC, a qual o cliente apenas aproxima o celular das máquinas de pagamento.

“Não queremos ficar limitados a uma única opção de pagamento. Começamos pelo CPF e senha porque com a NFC o cliente fica dependente do celular. Se acabar a bateria ou se não houver internet, ele consegue finalizar a compra mesmo assim”, diz Abbud em entrevista à Exame. “Quando falamos em cartão de crédito, falamos em um identificador atrelado a uma senha. O que fazemos é a mesma coisa, mas sem o plástico. Cada vez mais o pagamento vai migrar para o ‘cardless’, o ‘mobile’. A maior parte do volume transacionado na China, por exemplo, é via ‘mobile’. No Brasil, o movimento é sempre tardio, mas eu diria que em cinco anos a maioria das pessoas já vão estar pagando via celular”, explica.

Como funciona para o cliente? E para o estabelecimento?

Para solicitar o cartão de crédito Beblüe, o cliente precisa se cadastrar no aplicativo, disponível para Android e iOS, e escolher um limite de crédito - que vai de mil a 10 mil reais. Mas assim como o Nubank, o novo cartão da Beblüe precisa de aprovação e quem já é usuário do serviço de cashback tem mais chances de conseguir o limite de crédito desejado, tendo em vista que o histórico de utilização do aplicativo também será uma referência na hora de definir o crédito que cada cliente terá. Além do histórico do aplicativo, a análise e aprovação de crédito será feita em conjunto com as instituições financeiras parceiras da fintech.

Após a aprovação do cadastro, o cliente pode escolher as datas de vencimento da fatura do cartão de acordo com as cinco datas que o aplicativo disponibiliza. Assim como outras fintechs, o cartão Beblüe encontra nos juros uma fonte de receita - nele, os juros vão de 7,99% a 16,90% ao mês, de acordo com o score de crédito de cada pessoa. Além disso, o cartão também permite que o consumidor contrate créditos emergenciais caso haja algum contratempo com o limite atual.

Com a fatura fechada, o cliente pode pagar o boleto em qualquer banco, parcelar o saldo e até mesmo optar por pagar o valor mínimo fatura. Por meio do aplicativo, o usuário do serviço também pode aumentar seu limite, bloquear o cartão, trocar de senha, acompanhar sua fatura e até mesmo verificar os estabelecimentos que aceitam o Beblüe como forma de pagamento.

Atualmente, o Beblüe possui 15 mil estabelecimentos credenciados no serviço, mas o número tende a aumentar - de acordo com Abbud, por mês, cerca de três mil novos estabelecimentos são cadastrados na base de parceiros. A taxa cobrada das lojas credenciadas, segundo a empresa, varia de 1,99% a 5% sobre o valor das compras, dependendo do segmento do negócio. “É um preço justo que os comerciantes pagam para que a gente assuma o risco de crédito da compra e para que ele tenha a garantia de que será pago pela venda”, defende o CEO.

Sistema de cashback

Os clientes que utilizarem o cartão de crédito Beblüe em estabelecimentos parceiros receberão, em troca, um percentual de cashback. Assim como no serviço que a fintech já utilizava, o valor que retornará para o cliente estará disponível no aplicativo - podendo ser utilizado para fazer novas compras ou transformá-lo em pontos Multiplus.

“Estamos negociando com alguns programas de milhagens e, em breve, os usuários poderão escolher se querem receber o percentual de cashback de cada compra em dinheiro ou pontos/milhas, ou ainda uma parte em dinheiro e outra parte em pontos/milhas”, revela Abbud. “Os benefícios que o cliente ganha por utilizar um determinado meio de pagamento hoje fazem toda a diferença na hora da escolha de qual ele irá utilizar no dia a dia. Por esse motivo, nos preocupamos muito com isso.”

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups