Quem comanda um negócio: o empreendedor ou opiniões externas?

Apesar da opinião externa, é importante que um empreendedor aja de acordo com o que faz mais sentido para ele

Quem comanda um negócio: o empreendedor ou opiniões externas?

Apesar da opinião externa, é importante que um empreendedor aja de acordo com o que faz mais sentido para ele

0
shares

Mergulhar no empreendedorismo é uma oportunidade incrível de criar um negócio que permite que pessoas controlem suas próprias vidas. Com ele, é possível criar uma certa segurança financeira e experimentar a verdadeira liberdade do tempo, além de ajudar a resolver problemas reais e causar impacto na vida das pessoas. Porém, ao longo do caminho, aparecem alguns obstáculos que complicam a vida de um empreendedor. As barreiras podem ser desde a falta de fluxo de caixa, equipe não engajada ou até mesmo clientes errados.

Mas as lutas silenciosas e menos óbvias são as que mais prejudicam empresas e empreendedores – e eles nem sempre percebem isso. Se um empreendedor é ativo nas redes sociais, é provável que o mesmo já tenha se deparado com postagens de algum empresário tirando sarro de pessoas que ganham dinheiro ensinando outras pessoas a ganhar dinheiro. Ou até mesmo executivos reclamando sobre como outros empreendedores comercializam seus negócios, como eles criam sua lista de e-mails, o que eles criam de conteúdo e outras milhares de reclamações, além de alguns empreendedores analisando como vários outros geram renda.

É aí que está o problema. Muitos empreendedores, ao se depararem com esse tipo de postagem nas redes sociais, são afetados de forma tão sutil que quase não percebem. Eles começam a pensar que precisam mudar o que estão fazendo ou até transformar a maneira como operam seu negócio. Resultado? As palavras entram na cabeça do empreendedor e causam dúvida, medo e uma negatividade geral que afeta diretamente suas próximas ações. Além disso, ao questionarem suas ações a todo momento, os empreendedores podem começar a achar que algo realmente está errado em seu negócio.

Embora seja sempre bom reexaminar as estratégias de um negócio, há uma grande diferença quando essas mudanças veem através de pressões externas. Para construir um negócio de sucesso, um empreendedor não pode deixar ninguém ditar sua vida ou opinar sobre a maneira correta de construir seu negócio. Como, no final, quem pagará as contas da startup é o empreendedor, ele não pode deixar que outras pessoas ou empresários tirem seu poder dentro do seu próprio negócio.

O empreendedorismo não é uma oportunidade única para todos

Atualmente, o empreendedor Kimanzi Constable está em Medellín, na Colômbia. De acordo com ele, não importa a região do país que uma pessoa está, ela sempre encontrará focos de micro-empreendedorismo em todos os lugares. “Podem ser os artistas de rua nas paradas de trânsito e coletando alguns pesos. Ou empresários andando pelas áreas turísticas vendendo todo tipo de coisas. Em uma cultura como a da Colômbia, o empreendedorismo é uma das poucas maneiras de sobreviver porque o emprego tradicional não é uma opção que possa sustentar as famílias”, conta.

Segundo ele, é fácil sentar e julgar como essa sociedade ganha a vida. Porém, a realidade é que eles não se importam com opiniões externas. “Eles entendem o que precisam fazer para pagar suas contas”, diz.

Boa aparência não é sinônimo de ganhar dinheiro

Para uma grande maioria da sociedade, as aparências são mais importantes do que realmente ganhar dinheiro. Porém, não são as pessoas que um empreendedor quer impressionar que trazem novos cliente ou ajudam quando a startup passa por alguma dificuldade. “O que é preciso entender é que as pessoas serão rápidas para julgar e tirar sarro do que um empreendedor faz ou como faz, mas eles não pagam as contas do negócio”, diz.

De acordo com Constable, se um empreendedor está usando estratégicas que funcionam e são honestas, ele precisa continuar fazendo o que já foi colocado em prática. “Nada do que qualquer outra pessoa pensa é importante se o que um empreendedor está aumentando o seu negócio e trazendo valor real aos seus clientes”. Empreendedores de sucesso não perdem tempo com dramas online, não se importam com que os outros pensam sobre seu negócio e não deixam ninguém ditar seus próximos passos. Eles abaixam a cabeça e trabalham – se concentrando no que é preciso para conseguir atingir seus grandes objetivos.

Ou seja, não importa qual é o negócio que um empreendedor opera ou como ele foi construído, é importante que ele aja de acordo com o que faz mais sentido para ele. “Se um empreendedor está obtendo resultados e entregando valor para seus clientes, ele precisa continuar fazendo isso. Agora, se um empreendedor não faz isso, essa é uma história diferente e ele precisa voltar para o início. O importante é que o empreendedor não deixe o que os outros pensam e dizem tirem seu poder. É fundamental construir o negócio que um empreendedor quer”, afirma.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups