Salão do Automóvel: carros híbridos marcam presença no Brasil

BMW, Lexus e Toyota foram algumas das marcas que apresentaram veículos que unem motor elétrico ao tradicional e aliam tecnologia à performance

Salão do Automóvel: carros híbridos marcam presença no Brasil

BMW, Lexus e Toyota foram algumas das marcas que apresentaram veículos que unem motor elétrico ao tradicional e aliam tecnologia à performance

0
shares

Ao chegar na 30ª edição do Salão do Automóvel, os postos de recarga junto aos carros elétricos e híbridos espalhados pelo local chamam atenção. Grande parte das marcas está dispostas a trazer a tendência, que já está consolidada no exterior, para o Brasil. Diversos modelos híbridos, que combinam o motor elétrico ao tradicional de combustão, foram apresentados por montadoras como BMW, Lexus, Mini Cooper e Toyota. Conheça alguns deles:

Leia também: Até que enfim, Salão do Automóvel: carros 100% elétricos, híbridos e os primeiros com IA

Leia também: Salão do Automóvel: conheça as tecnologias por trás dos carros elétricos

BMW i8

O modelo esportivo da montadora de luxo tem dois motores: 1.5 turbo a gasolina com 234 cv e outro elétrico com 131 cv. Assim como o modelo elétrico BMW i3, o carro híbrido da marca pode ser conectado com BMW Connected, assistente virtual para os motoristas, que conseguem selecionar o trajeto mais eficiente para o seu destino. Já com o BMW TeleServices, a concessionária BMW permanece informada sobre o estado do veículo e se é necessário executar um serviço.

BMW i8, modelo híbrido da BMW | Crédito: StartSe

Por um aplicativo, também é possível checar informações atuais relacionadas ao estado do BMW i8 e o nível da carga da bateria de alta tensão, além de dados sobre a eficiência e mobilidade. Além disso, o ar condicionado e bateria podem ser acionados antes do início da viagem. Tudo pode ser visto por um visor digital acima do painel do carro. O motorista do BMW i8 pode escolher entre diversos modos de direção: Comfort, Eco, Pro, Sport e eDrive. O veículo permite uma direção totalmente elétrica com autonomia máxima de 37 km e velocidade de até 120 km/hora para trajetos urbanos e uma direção esportiva para percursos fora da cidade.

Interior do BMW i8, modelo híbrido da BMW | Crédito: StartSe

[/caption]

Lexus LC

O modelo híbrido da Lexus é equipado com sistema Multi Stage, que combina um motor a gasolina 3.5 L V6 com um motor elétrico e três modos de condução disponíveis: eco, Sport e Sport+. C O carro foi projetado com materiais leves, como alumínio e fibra de carbono, e tem tecnologias como sistema de segurança de pré-colisão com detecção de pedestres, controle adaptativo de cruzeiro e assistente que mantém o carro na faixa.

Lexus LC, modelo híbrido da Lexus | Crédito: StartSe

[/caption]

Toyota Prius

O híbrido mais vendido do mundo tem quase 6 milhões de unidades nas ruas. O Prius combina um motor 1.8 de quatro cilindros a gasolina de 98 cv com um elétrico para atingir a potência combinada de 123 cv. O veículo pode chegar a uma autonomia de até 812 km, fazendo 18,9 km/L na cidade, e possui quatro modos de direção: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle).

Toyota Prius, modelo híbrido da Toyota | Crédito: StartSe

[/caption]

No Prius, a energia cinética gerada nas frenagens é transformada em energia elétrica pelo motor elétrico, que atua como um gerador, carregando a bateria do sistema híbrido. O carro também possui um carregador sem fio para smartphone e um Head-up Display (HUD) colorido, que projeta informações do veículo no para-brisa. Além disso, tem Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e controle Eletrônico de Tração (TRC).

Interior do Toyota Prius, modelo híbrido da Toyota | Crédito: StartSe

[/caption]

Mini Cooper SE Countryman

O modelo híbrido plug-in é equipado com motor 1.5 turbo movido a gasolina que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico. Ele pode ser recarregado em até três horas em uma tomada comum de 220v. O motor elétrico tem autonomia de 40 km/h. Os modos de condução do veículo podem ser configurados por meio de um botão no interior.

Mini Cooper SE Countryman, modelo híbrido da Mini Cooper | Crédito: StartSe

[/caption]

Os motoristas também têm acesso ao Mini Connected, com serviços de concierge - que auxilia os motoristas a planejar sua agenda -, chamadas telefônicas e de emergência, Apple Car Play e RTTI (Real Time Traffic Information), que coleta informações em tempo real do trânsito. Também é possível pesquisar preços de combustíveis e travar e destravar as portas por um aplicativo. O modelo já pode ser adquirido pelo público brasileiro, por meio de campanha de pré-venda, na rede de concessionárias autorizadas MINI.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups