Vai empreender? Aprenda como o fundador do McDonald's aumentava a "sorte"

Ray Kroc acreditava que cada pessoa construía a sua felicidade e era responsável pelos próprios problemas

Vai empreender? Aprenda como o fundador do McDonald's aumentava a "sorte"

Ray Kroc acreditava que cada pessoa construía a sua felicidade e era responsável pelos próprios problemas

0
shares

A história de Ray Kroc, fundador do McDonald’s, é cheia de reviravoltas. Ele foi um inventor resiliente que teve diversas carreiras, a maioria em vendas. Antes de seus 51 anos, ele nunca havia pensado em sequer trabalhar com restaurantes - e só depois de entrar na meia-idade que ele resolveu adentrar com aquela que se tornaria a maior rede do mundo. Como o McDonald’s teve tanto sucesso? Seria sorte?

Ao fundador, é atribuída a frase: “a sorte é um dividendo do suor. Quanto mais você sua, mais sortudo você fica”. Mas não há registros ou fontes que confirmam que essa frase é mesmo dele. Seja verdadeira ou não, a frase acaba representando exatamente o que Ray Kroc achava sobre sorte. Sabemos isso porque nas linhas de abertura de sua autobiografia, “Grinding It Out”, Kroc escreveu: “eu sempre acreditei que cada homem faz sua própria felicidade e é responsável pelos seus próprios problemas”.

Durante sua trajetória, Kroc foi continuamente resiliente, esforçando-se sem demonstrar cansaço. Por 17 anos, vendeu copos de papel. E passou outros tantos vendendo um produto inovador: um mixer de milk-shake para fast foods que produzia 5 ou 6 bebidas por vez. O aparelho chamou atenção de um singelo restaurante nos Estados Unidos: um McDonald’s da California. Para encurtar todo o rolo com os irmãos McDonald's, Kroc entrou na improvável jornada de comandar e expandir a marca de restaurante.

No final, acreditando em sorte ou não, Kroc acabou criando mais do que uma marca de restaurante, mas um símbolo dos Estados Unidos reconhecido (e presente) em quase todo o mundo. Se foi puramente sorte, não sabemos. E Kroc não está mais presente para confirmar, mas, com base em sua autobiografia, arrisco a dizer que ele provavelmente discordaria. Nesse mês, comemoramos o aniversário de 33 aos de sua morte. Mas uma coisa foi provada com a história do milkshake: foi o resultado de um trabalho árduo que o permitiu tirar vantagem de boas oportunidades.

Então, a dica é apenas uma: acreditar em sorte é bom, mas trabalhe e construa a sua própria. E, durante o caminho, converse com outras pessoas e aprenda o máximo que puder - você pode começar lendo o nosso passo-a-passo se o seu sonho é criar uma startup, por exemplo. A StartSe está aqui para te ajudar no que for possível! Cadastre-se na nossa newsletter para que possamos enviar conteúdos que possam te ajudar sempre:

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups