Edtech aumenta eficiência de professores através de provas e correções online

A startup Starline Tecnologia oferece o produto Prova Fácil, que muda a forma como avaliações estudantis são realizadas

Edtech aumenta eficiência de professores através de provas e correções online

A startup Starline Tecnologia oferece o produto Prova Fácil, que muda a forma como avaliações estudantis são realizadas

0
shares

A tecnologia está proporcionando cada vez mais mudanças na educação. Entre as transformações, estão desde agendas virtuais que engajam a escola, alunos e responsáveis à tablets utilizados em sala de aula para potencializar o conhecimento. Os jogos não são mais apenas entretenimento, mas também uma forma de aprendizado a partir da gamificação.

No entanto, alguns setores dos colégios, como a aplicação de provas, ainda seguem o modelo tradicional. Isto também está para mudar – e esta é a proposta que a startup Starline Tecnologia traz através do Prova Fácil.

A startup foi criada em 2012 como um sistema de gestão de avaliações para instituições de ensino de grande porte. “A Starline surgiu primeiramente para desenvolver soluções dentro de instituições de grande porte. Depois percebemos que instituições de todos os portes precisavam de uma ferramenta para avaliações”, comentou Gabriela Garcia, head de Marketing da Starline Tecnologia.

O Prova Fácil é o carro-chefe da startup. Disponível em uma plataforma e aplicativo, a solução permite que professores elaborem, apliquem e corrijam provas online. O software atua facilitando o trabalho dos profissionais, que gastam menos tempo realizando os processos online.

O software atua como um repositório de questões parametrizadas de acordo com o conteúdo e dificuldade, permitindo que professores criem provas com base nas questões já existentes, unificando a dificuldade em todas as unidades de uma faculdade, por exemplo.

As provas passam pela aprovação dos coordenadores de curso através do próprio software. A solução ainda permite que as provas sejam aplicadas de forma online ou presencial. Na avaliação online, o software trava o navegador do aluno para que não faça pesquisas na hora da prova e ainda é possível utilizar reconhecimento facial. “Já na aplicação de prova presencial, disponibilizamos a possibilidade de ter vários cadernos, sortidos, de acordo com regras determinadas. Cada caderno já é impresso com QR code e o nome do aluno”, afirmou Garcia.

O QR Code facilita o trabalho do profissional na hora da correção, que também é feita online. As provas são escaneadas, corrigidas e lançadas automaticamente no boletim dos alunos, onde os mesmos têm acesso.

“A nuvem facilita ainda mais a vida dos professores, que não precisam carregar as provas de todas as salas, com risco de perder”, comentou a head de Marketing da empresa.

O Prova Fácil ainda auxilia a instituição de ensino em áreas burocráticas, como auditoria, por manter todos os dados salvos e disponíveis. O software cria relatórios customizados com os resultados dos alunos.

O Prova Fácil possui a versão gratuita e paga, na qual a instituição de ensino escolhe as soluções desejadas através de pacotes. Segundo Gabriela Garcia, hoje são mais de 5 milhões de provas anuais realizadas na plataforma.

Próximos passos

A startup passou por duas rodadas de investimentos, e hoje os investidores fazem parte do quadro societário da empresa. A startup está em fase de negociação para internacionalização, que deverá ter início na Inglaterra e China.

Em maio deste ano, a startup deverá lançar ferramentas específicas para realização de processo seletivo online, simulados, provas de educação à distância e pesquisa de satisfação.

A Starline Tecnologia é uma das startups que estarão presentes na Startup Village da EdTech Conference, apresentando suas novidades de tecnologia para educação. Garanta a sua vaga no evento que acontece em 18 de abril e fique por dentro das últimas inovações do setor!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups