Startup traz vagas de emprego exclusivas para programadores

A ProgramaThor é uma plataforma exclusiva para desenvolvedores, que são selecionados a partir de match e testes de habilidade

Startup traz vagas de emprego exclusivas para programadores

A ProgramaThor é uma plataforma exclusiva para desenvolvedores, que são selecionados a partir de match e testes de habilidade

0
shares

O francês Etienne Curati, fundador e CEO da ProgramaThor, chegou ao Brasil faz pouco mais de ano com um objetivo: criar uma plataforma de vagas para programadores. Ele se juntou à Rafael Oshiro, co-fundador e COO, inspirado em trazer para o país um modelo de negócios já consagrado na França.

Os fundadores realizaram uma pesquisa com empresas brasileiras para entender como funciona o mercado aqui. O feedback foi que a divulgação em sites de vagas convencionais não atendia as necessidades das empresas, que recebiam milhares de candidaturas – inclusive de pessoas com outras profissões – e perdiam muito tempo analisando-as, sem chegar em algum resultado. Foi assim que, em março de 2017, a startup ProgramaThor começou a operar, conectando empresas à programadores.

Contratar programadores em especial é muito mais difícil do que outras profissões pois cada um possui sua finalidade e até linguagem técnica específica, algo que alguns recrutadores de Recursos Humanos às vezes não possuem intimidade. A ProgramaThor muda esse cenário trazendo um ranking de profissionais adequados para a vaga, selecionados através de um “match”.

O match é possível pois, ao anunciar uma vaga, a empresa escolhe quais os requisitos desejados. Os candidatos, ao realizarem um cadastro, escrevem suas habilidades e, se desejarem, até as comprovam por meio de testes especializados de cada setor e dificuldade. Os candidatos que realizam os testes e comprovam suas habilidades têm maiores chances de serem escolhidos.

Com o match, a startup também resolve outro problema de compatibilidade: a remuneração. Ao fazer o cadastro no site, o candidato escolhe qual o seu salário ideal, e a empresa também informa qual o valor que deseja pagar.

Os candidatos só conseguem se candidatar se possuem um match adequado. Por isso que, ao optar por anunciar uma vaga pela ProgramaThor, a empresa possui à sua disponibilidade uma quantidade pequena de escolhas, mas que são opções corretas, avaliadas e ranqueadas.

Modelo de negócios e 2018

Hoje, a ProgramaThor oferece 5 vagas de graça para as empresas testarem sua plataforma mas, depois que as vagas são utilizadas, cada vaga custa R$ 399. O preço pode diminuir caso a empresa deseje mais de uma vaga.

Atualmente, a plataforma já possui 600 empresas e quase 10 mil programadores cadastrados. Já foram feitas 11 mil candidaturas na ProgramaThor, que, além de divulgadas para a base de usuários já cadastrados por e-mail, também são divulgadas em grupos no Facebook, jobboard parceiros e Linkedin. Essa é uma forma de trazer novos candidatos, mas, no fim, todos passam pelo match.

A startup, criada em março de 2017, foi acelerada pela FGV em agosto.  “A aceleração termina em fevereiro, então pensamos em fazer a primeira rodada de investimentos no fim de fevereiro, começo de março”, comenta o CEO Etienne Curati.

Um dos objetivos da startup é chegar a 40 mil programadores cadastrados no próximo ano. “O nosso objetivo em 2018 é encontrar um investidor, pois queremos aumentar o tamanho de nossa database. Hoje, muitas das pessoas cadastradas no ProgramaThor são de São Paulo, então queremos ter mais influência em outras cidades”, afirma Curati.

A importância da programação

“Foi o Tim Cook quem disse isso, e eu concordo 100%: a programação será mais importante que o inglês”, comentou o CEO da ProgramaThor. Para ele, a programação é uma maneira diferente de pensar, que permite a criação de muitas coisas e abre muitas portas. De fato, em um mundo tecnológico, é a programação quem constrói as páginas na internet pelo qual navegamos hoje, por exemplo.

Essa é, com certeza, uma profissão disruptiva que cria novas oportunidades para qualquer setor da economia. É por isso que a programação faz parte da Nova Economia, uma revolução que a tecnologia está trazendo para o mundo que conhecemos hoje e será abordada no evento 2018.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups