Tesla pretende iniciar a produção do Model Y no próximo ano

Elon Musk afirmou em fevereiro que a empresa teria como meta a capacidade de produção de 1 milhão de Model Y por ano

Tesla pretende iniciar a produção do Model Y no próximo ano

Elon Musk afirmou em fevereiro que a empresa teria como meta a capacidade de produção de 1 milhão de Model Y por ano

0
shares

A Tesla pretende iniciar a produção do Model Y em novembro de 2019, disseram duas fontes à Reuters nessa semana. A empresa do Vale do Silício, liderada por Elon Musk, está aceitando propostas preliminares para contratos com fornecedores do Model Y – um compacto crossover do Model 3. A Tesla deu aos fornecedores detalhes escassos sobre o programa e não forneceu um cronograma de produção, mas indicou que o veículo começaria a ser construído em sua fábrica em Fremont, Califórnia, em novembro do ano que vem.

Os novos detalhes do Model Y indicam que a Tesla está avançando nos planos de construir um novo veículo, mesmo enquanto ainda se esforça para produzir o Model 3, que foi lançado em julho. Apesar de inicialmente atrair cerca de 500 mil pedidos antecipados, o lançamento do veículo tem sido marcado por atrasos e gargalos de fabricação.

A licitação é um passo crucial no processo de fabricação de automóveis. Após a montadora divulgar seus planos, os fornecedores competem com base em diversos fatores, incluindo custo e tecnologia. No caso da Tesla, a empresa emitiu aos fornecedores o que é conhecido como “solicitação de informações” (RFI), um documento que fornece uma visão direcional do que será necessário para a produção do veículo. Segundo uma das fontes, a RFI da Tesla foi leve em detalhes em comparação a outras montadoras e não forneceu estimativas de volume para o Model Y.

A Tesla é conhecida por seus cronogramas agressivos e alta tolerância a riscos, a fim de levar os carros ao mercado mais rapidamente. Para produzir um novo modelo, as montadoras normalmente escolhem os fornecedores de peças cerca de dois anos antes do início da produção. Com cerca de um ano e meio de antecedência – uma vez que a data prevista para o início da produção do veículo é novembro de 2019 –, a estratégia da Tesla é considerada "agressiva, mas possível". Um cronograma mais curto é potencialmente viável, já que o Model Y será construído na mesma plataforma do Model 3, disse a fonte.

1 milhão de Model Y?

Sem dar um prazo específico, Musk afirmou em fevereiro que a empresa teria como meta a capacidade de produção de 1 milhão de Model Y por ano. Segundo a Reuters, as duas fontes afirmaram que os fornecedores poderiam esperar uma produção anual de 500 mil veículos nos Estados Unidos e um volume menor na China, provavelmente na casa das dezenas de milhares.

A Tesla informou que sua atual fábrica em Fremont poderia produzir 10 mil veículos por semana sem a necessidade de um novo prédio. Porém, alguns especialistas acreditam que não há espaço suficiente na fábrica para suportar esse volume. Segundo as fontes, qualquer programa importante do Model Y necessitará de uma nova instalação, embora o baixo volume do modelo possa ser construído na linha de produção já existente.

O Model Y é apenas um dos muitos projetos em andamento da Tesla. A empresa, além de lançar um Tesla Semi e um novo Roadster nos últimos meses, está construir sua fábrica de baterias Gigafactory em Nevada. Segundo a Reuters, os problemas de montagem do módulo de bateria contribuíram para os atrasos no lançamento do Model 3. Além disso, a empresa espera construir uma fábrica na China em um futuro próximo.

(Via: Reuters)

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups