Você já criou uma buyer persona para a sua empresa?

Saiba como a perfeita definição da buyer persona pode ampliar os resultados de sua empresa consideravelmente

Você já criou uma buyer persona para a sua empresa?

Saiba como a perfeita definição da buyer persona pode ampliar os resultados de sua empresa consideravelmente

0
shares

Hoje vou falar de um assunto que não tem nada de novo, mas é de extrema relevância: a buyer persona.

É impressionante o número de empresas que ainda não conhecem ou definiram as suas buyer personas ou, ainda, a definiram de forma incorreta, o que afeta extremamente o desempenho de sua estratégia de comunicação, gerando resultados de vendas medíocres ou muito abaixo dos que seriam possíveis com uma boa definição da buyer persona.

Note que, dependendo do negócio, podem ser criadas até duas ou três personas, mas cuidado para não criar várias e perder o foco - tente começar com uma e depois, se necessário, criar mais uma ou duas.

Mas, afinal, o que é uma buyer persona? Trata-se simplesmente de definir quem é a pessoa que compra da sua empresa, o seu cliente ideal. “Ah, seria o meu público-alvo?”. Não, o público-alvo seria, por exemplo, mulheres, das classes A e B, de 25 a 30 anos, de São Paulo, solteiras, sem filhos etc. Já a persona é algo bem mais elaborado, você literalmente personifica o comprador da sua empresa. Por exemplo: digamos que você tenha uma empresa que vende roupas femininas para um público jovem, de 25 a  30 anos. A sua buyer persona poderia ser assim:

Nome: Ana Maria

Idade: 26

Estado: São Paulo

Estado civil: solteira

Profissão: publicitária

Cargo: coordenadora de produtos

Como se informa: blogs e sites de notícias e de moda, nacionais e internacionais

Que redes sociais usa: Facebook, Instagram e LinkedIn

Idiomas: português, inglês e espanhol

Como se diverte: viagens com amigos, bares e restaurantes

Como compra: com as amigas, nos finais de semana, ou pela internet

Hobby: ler, comprar roupas e sapatos e escrever em seu blog pessoal

Sonho: ser ícone fashion

Salário: R$ 8.000,00

Dessa forma, nota-se que a buyer persona é um perfil fictício, mas quase real, que serve para mostrar quem é o cliente da empresa e quais as suas necessidades. É a partir desse perfil que a sua empresa vai gerar conteúdo - é muito mais fácil comunicar algo quando você sabe a quem está se dirigindo. São pessoas semelhantes a essa que a empresa quer atingir.

Repare que o perfil da persona é muito mais detalhado, muito mais bem definido, humanizado. Assim, você sabe que ela trabalha durante o dia, então deve checar as redes sociais de vez em quando. Você sabe quais redes ela usa, então a sua empresa deve estar presente nessas redes e pode anunciar em uma ou mais delas. Você sabe que ela gosta de ler sobre moda, portanto é importante que a sua empresa apareça nos veículos que ela utiliza para se informar e assim por diante. Você deve mostrar a ela que tem os produtos ideias para que ele se transforme num ícone fashion, sendo referência de moda entre os seus amigos, ou em seu blog, divulgando o seu estilo no Instagram...

E como você define quem é a sua persona? Na minha opinião, o método mais eficaz é por meio de entrevistas com clientes que a sua empresa já possui.

Mas o bacana aqui é conversar como aqueles clientes fidelizados, os que compram com mais frequência e cujos tickets médios sejam altos. Porque é esse tipo de cliente que faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio e, ao conversar com ele, você obtém os insights mais preciosos para te ajudar a criar uma comunicação vencedora, que transforme os prospects em leads e estes em clientes. A diferença nos resultados da sua empresa será impressionante!

Para isso, você também precisa gerar materiais de acordo com a etapa do funil em que a pessoa se encontra, baseados em sua persona, e, quando ela chegar ao fundo do funil, fornecer algo extremamente tentador, com um CTA (chamada para ação) irresistível e então celebrar a conversão! E, claro, ser excepcional no pós-venda, pois essa é uma das etapas mais importantes do processo.

PS: caso você não saiba como começar a criar a sua buyer persona, é só procurar na internet que há vários sites que te ajudam a montá-la.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups