A proposta da Housi é que as empresas ofereçam a locação dos imóveis como benefício aos funcionários. O objetivo? Morar perto do escritório. Entenda!
Housi (Foto: divulgação)
, jornalista
4 min
•
19 out 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Congelamento de óvulos, férias ilimitadas, vale-internet. Esses são alguns dos benefícios oferecidos pelas empresas para atrair e reter talentos. Agora, a novidade da vez é o auxílio-moradia de imóveis perto do escritório. O objetivo? Oferecer qualidade de vida ao colaborador.
A proposta vem da Housi, plataforma de moradia por assinatura, que mira o público b2b. Funciona assim: em vez de vale-transporte, vale-gasolina ou afins, o empregador paga parte dos custos da locação de um apartamento — próximo da empresa — ao funcionário.
A Housi é uma startup de gestão de moradia que atua no modelo on demand (sob demanda, em português). Na prática, o inquilino escolhe o lugar e o período para morar — sem a necessidade de fechar longos contratos com imobiliárias.
A mensalidade paga inclui: decoração, enxoval (cama, mesa e banho), mobília, tarifas de água, condomínio, internet e energia. As reservas são feitas online pelo aplicativo ou site com opções de estadias curtas ou assinatura — sem a necessidade de fiador.
No caso da assinatura, o cliente pode mudar para outro imóvel sempre que quiser. Se for para uma unidade menor, será ressarcido; se for maior, basta pagar a diferença.
Atualmente, a startup tem mais de 15 mil unidades em sua base, 42 parceiros na plataforma em 50 cidades pelo Brasil.
A empresa já atuava no modelo b2b: oferecendo imóveis para agências e outras empresas. “Então, a ideia de oferecer a Housi como um benefício ao colaborador acabou surgindo naturalmente”, diz em nota Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Além disso, os imóveis têm infraestrutura também para o trabalho remoto, com “internet de alta velocidade”, diz a empresa.
Qual a intenção de ingressar no mercado de benefício corporativo? Atrair clientes corporativos. E faz sentido. Isso porque, o mercado de benefícios está em explosão: movimenta cerca de R$ 150 bilhões por ano, segundo dados divulgados por Marcelo Ramos, gerente geral da Swile Brasil, unicórnio do setor.
O motivo? As empresas dos mais diversos segmentos passaram a oferecer benefícios atrativos aos funcionários. É uma forma de atrair e manter os talentos dentro da corporação.
Apostar em oferecer assinatura de moradia de imóveis próximos aos escritórios faz sentido. O racional: os brasileiros estão entre os que mais gastam tempo em transporte público para chegar ao trabalho, de acordo com uma pesquisa feita pela Moovit.
O top três são: Rio de Janeiro (as pessoas gastam cerca de 67 minutos para fazer o trajeto), Recife e São Paulo (a média das duas regiões é de 62 minutos).
Logo, oferecer a possibilidade de morar perto da empresa pode ser um diferencial. Ainda mais em tempos que os Millennials e a Geração Z buscam por emprego que ofereça mais qualidade de vida. Será que outras proptechs vão aderir a novidade? Seria uma nova tendência no mundo dos benefícios corporativos? Seguimos acompanhando.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!