StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Além de Jojo Todynho: cirurgia bariátrica entra na agenda de benefícios das empresas

De olho na Agenda ESG e para atrair e reter talentos, companhias atendem demandas pessoais dos colaboradores

Além de Jojo Todynho: cirurgia bariátrica entra na agenda de benefícios das empresas

Jojo Todynho (Imagem: reprodução Instagram)

, jornalista

5 min

20 ago 2023

Atualizado: 23 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Em reportagem ao Fantástico, a cantora e influenciadora Jojo Todynho fala sobre os motivos que a levaram a fazer a cirurgia bariátrica. “Nunca romantizei a obesidade”, diz ela. A fala de Jojo vai ao encontro do dado:
 

  • 51% do mundo, ou mais de 4 bilhões de pessoas, serão obesas ou terão sobrepeso nos próximos 12 anos
     
  • A previsão é do atlas 2023 da Federação Mundial da Obesidade, se não houver uma ação significativa para conter o problema
     
  • E a obesidade é também uma responsabilidade das empresas; companhias como Amazon oferecem cirurgia bariátrica como benefício corporativo (entenda mais no tópico “quais ações as empresas devem ter para auxiliar no combate à obesidade”)

Por que a obesidade é um problema?

Porque o acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças, como:
 

  • “Hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides; diabetes, apneia do sono, [entre outras]”, escreve Simão Lottenberg, endocrinologista do Einstein.

“O excesso de peso pode trazer, ainda, prejuízos para as relações pessoais e profissionais, pois essas pessoas são mais propensas à depressão e ansiedade, segundo alguns estudos”, completa o texto de Lottenberg.

Por que as empresas devem criar ações para auxiliar no combate à obesidade?

Repórter Renata Ceribelli entrevista Jojo Todynho para o Fantástico (Foto: Globo/Divulgação)

Assim, é importante que as empresas criem ações no combate à obesidade. De um lado, porque vai ao encontro da Agenda ESG, do outro porque é uma forma de atrair e reter talentos.

  • 44% das pessoas com obesidade mudariam de emprego para obter cobertura para tratamento da obesidade
     
  • E mais da metade dos trabalhadores permaneceria em um emprego de que não gostasse para manter essa cobertura, segundo pesquisa

Quais ações as empresas devem ter para auxiliar no combate à obesidade?

1 - Conscientize as pessoas

“Você pode fazer isso de várias maneiras, seja liderando pelo exemplo ou apoiando a participação em maratonas e caminhadas. Isso vai melhorar não só a aptidão física de sua equipe, mas também promover o trabalho em equipe”, aconselha a Gympass.

2 - Invista em benefícios

Amazon, por exemplo, oferece benefícios que incluem cuidados bariátricos, de acordo com a BBC.

Já a Microsoft Brasil ampliou seu plano de saúde em agosto de 2022 e passou a oferecer cirurgia bariátrica, de acordo com a Forbes.

3 - Crie um ambiente de trabalho inclusivo 

No entanto, apesar da conscientização sobre os riscos da obesidade, é importante que as empresas não confundam o reconhecimento de corpos gordos com a romantização da obesidade. 

Assim, ofereça cadeiras que suportam pesos maiores que o padrão, tamanhos de uniformes maiores, catracas que não sejam estreitas demais…

Afinal, a gordofobia (preconceito contra pessoas gordas) também deve ser combatida – e será assunto para um próximo artigo.

Leitura recomendada
As empresas que oferecem benefícios pensando nos mais diversos funcionários caminham ao encontro do ESG, além de atrair e reter talentos. 

 

Mas como entender quais são os benefícios necessários? Uma das formas é escutando os colaboradores, entendendo mais sobre o assunto e, claro, analisando todas essas informações. Saiba aqui como usar os dados para acelerar tomadas de decisão e desenvolver estratégias, como ampliação de benefícios corporativos.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!