País aprova mudança na legislação trabalhista: redução da jornada de trabalho de 45 para 40 horas semanais. Saiba mais sobre a tendência e a média de horas trabalhadas ao redor do mundo!
Pessoas trabalhando felizes no escritório (Foto: via Canva)
, jornalista
3 min
•
13 abr 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O Chile aprovou uma mudança na legislação trabalhista do país: a redução da jornada de trabalho de 45 para 40 horas semanais.
A proposta ― que foi aprovada pelo Congresso e seguirá para a sanção do presidente Gabriel Boric ―, reduz de forma progressiva a jornada de trabalho:
Além disso, prevê a possibilidade de semana mais curta de trabalho. Ou seja, trabalhar 4 dias e descansar 3. Para você ter uma noção, hoje, as pessoas precisam trabalhar no mínimo 5 dias úteis.
Quando o assunto é hora extra, será possível fazer no máximo cinco horas extras por semana. Atualmente, é permitido até 12 horas extras.
Entenda o movimento: a medida vai ao encontro de movimentos globais que tornam a semana de trabalho mais curta.
Por exemplo, países como Islândia, Nova Zelândia e Japão foram pioneiros em estudar a semana de quatro dias de trabalho (entenda mais aqui e veja o case de empresas como Unilever e Microsoft Japão).
Por quê? Trabalhar demais pode levar à morte, aumenta chances de ter um burnout, perda de produtividade e, consequentemente, queda na receita da companhia.
Pela pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é de 44 horas.
Entender os movimentos mundiais é importante para você analisar como determinadas situações podem impactar o time. Por exemplo, se aumentou o número de burnout ou caiu a produtividade da equipe, será que o motivo poderia estar atrelado à jornada excessiva de trabalho? Se sim, você e a empresa poderiam testar, por exemplo, a semana mais curta de trabalho ou Short Friday.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!