Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Fim dos trabalhos de escritório? Como a IA impactará o futuro, de acordo com a OIT

Com o potencial da automação, empregos do escritório acabam correndo mais riscos. Mas por quê?

Fim dos trabalhos de escritório? Como a IA impactará o futuro, de acordo com a OIT

, Jornalista

6 min

29 ago 2023

Atualizado: 29 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Você viu que até CEO já foi substituído por Inteligência Artificial? Agora, no levantamento Generative AI and Jobs: A global analysis of potential effects on job quantity and quality, lançado pela Organização Mundial do Trabalho nesta segunda-feira (21), as previsões são para todo o ambiente dos escritórios. 

  • Por quê? O estudo aponta que, quando começou a se falar em automação dos empregos, pensava-se, a princípio (quando a linha de montagem móvel foi apresentada) em trabalhadores manuais. A IA traz uma nova camada: a ameaça os colarinhos brancos.

No entanto, eles consideram ainda abstrato o nível de impacto que a IA pode ter nos empregos. O estudo diz que a Inteligência Artificial generativa provavelmente não assumirá totalmente o trabalho da maioria das pessoas, mas automatizará uma parte de suas funções, liberando-as para outras tarefas. 

“O grupo ocupacional com a maior parcela de tarefas expostas à tecnologia GPT são os trabalhos de escritório, onde a maioria das tarefas se enquadra pelo menos em exposição de nível médio e cerca de ¼  das tarefas são altamente expostas à automação potencial. 

Como resultado do progresso tecnológico, muitos desses empregos podem nunca surgir nos países em desenvolvimento, onde tradicionalmente serviram como um veículo para aumentar a empregabilidade feminina. Para outros tipos de “trabalho do conhecimento”, a exposição é apenas parcial, sugerindo um maior potencial de aumento e benefícios de produtividade, em vez de deslocamento do emprego.”

Pessoas trabalhando no escritório (Foto: Pexels)

IA impacta escritórios

A tecnologia, capaz de gerar texto, imagens, sons, animação, modelos 3D e outros dados, coloca o trabalho do escritório em questão, mas a maioria das outras profissões, como gerentes e vendedores, está apenas marginalmente exposta, afirma.

Ainda assim, o relatório da agência da ONU alertou que o impacto da inteligência artificial ​​generativa nos trabalhadores afetados ainda pode ser "brutal".

Mas existem diferenças quando falamos em automação e a pesquisa traz um recorte de gênero e de renda dos países:

  • mulheres devem ser mais impactadas, principalmente em países mais ricos, onde ocupam funções que podem ser automatizadas nos escritórios;
  • do mesmo jeito, países com maior renda, também devem ver maiores ocupações com alto potencial de automação, em comparação com países em desenvolvimento. 

Como a IA pode impactar a qualidade do ambiente de trabalho?

Outra preocupação que nasce com a pesquisa é com a qualidade no ambiente de trabalho. O relatório diz que “embora a tecnologia possa permitir a automação das tarefas mais rotineiras, potencialmente liberando tempo para trabalhos mais envolventes, ela também pode ser implementada de maneira que limite a agência dos trabalhadores ou acelere a intensidade do trabalho.”

Isso pede ajustes e diálogos, além de uma governança que compartilhe dessas preocupações. 


Por que importa?

Por fim, o estudo se mostra positivo com os resultados. Afinal, eles esperavam um cenário alarmante, com altas perdas de empregos, mas não. “Em vez disso, nossas estimativas globais apontam para um futuro em que o trabalho é transformado, mas ainda muito existente.”

Isso significa abertura para transformações em como as empresas estão preparando seus colaboradores para o futuro, abrindo diálogo e fomentando participação nessa nova movimentação. 

Afinal de contar, de acordo com o LinkedIn, o número de publicações de vagas de emprego na plataforma mencionando GPT ou ChatGPT aumentou 21 vezes desde novembro de 2022, quando a OpenAI lançou seu chatbot.

Do outro lado, os usuários da plataforma estão adicionando duas vezes mais habilidades orientadas a IA a seus perfis do que antes. É hora de deixar os radares ligados.
 

Leitura recomendada

Você também quer incluir IA no seu currículo? Conheça as formações em Inteligência Artificial da StartSe e saia na frente! Clique aqui para saber mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!