Artefatos, valores e pressuposto: entenda o papel desses três pilares na construção de uma cultura organizacional
Foto: Fauxels/Pexels
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Grande parte dos departamentos de recursos humanos entendem que é necessário que as empresas possuam uma cultura organizacional. Isso permite que, além de estarem unidos pelo mesmo objetivo, os funcionários compreendam e concordem com os valores e o “modo de fazer” da companhia.
No entanto, desenvolver a cultura organizacional não é uma tarefa fácil. Não por acaso, diversas empresas ainda estão neste processo – que, na realidade, nunca termina, seja em uma grande corporação ou startup.
No segundo episódio da websérie Cooltura, apresentada por Juliana Alencar, sócia e líder de cultura na StartSe, nós listamos os três pilares de uma cultura organizacional e como aplicá-la com coerência.
Artefatos, valores e pressuposto: esses três pilares são essenciais na construção de uma cultura organizacional.
Os artefatos são aquilo que os olhos veem: como é o layout do escritório, como as pessoas se vestem, como são realizadas e organizadas as festas e reuniões de engajamento. Já os valores são a cartilha do que precisa ser praticado, explícitos através de normas e guias e estão completamente atrelados à estratégia da empresa.
O pressuposto é como os artefatos e valores funcionam na prática. É o comportamento – se a companhia aceita os erros, como é a gestão no dia a dia, o tratamento recebido pelos funcionários, entre outros.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!