Tecnologia otimiza processos e ajuda empresas a focar na qualidade de vida e produtividade das pessoas
Pessoas em volta de computador (foto: Cherrydeck/Unsplash)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Daniel Navas
Com a chegada da pandemia no Brasil, em março de 2020, rapidamente muitas empresas tiveram que fechar seus escritórios e manter os colaboradores trabalhando em casa. O processo, que parecia durar algumas semanas, acabou virando meses. E hoje, dois anos depois, o setor de RH das companhias se depara com um novo modelo de trabalho: o híbrido. Aliado a isto, vem a temática da saúde mental, que está em alta e promete se manter entre os principais assuntos dentro e fora das empresas.
Muitos questionamentos giram em torno de como garantir que os processos continuem sendo feitos de maneira eficiente e segura, independentemente do local físico em que o colaborador esteja e também considerando o bem estar dos funcionários. Não basta mais apenas uma solução tecnológica que ajude o RH, o desafio é também colocar o colaborador no centro da discussão e encontrar uma solução que una essas pontas.
Vale dizer que a expectativa do mercado de trabalho é bastante promissora. Isto porque, os especialistas indicam uma grande retomada na economia para os próximos anos e, por consequência, mais vagas vão irão surgir. Por outro lado, pode acontecer também uma certa escassez de mão de obra qualificada em alguns setores mais especializados, como o de empresas de tecnologia, por exemplo.
“Acreditamos que com essa retomada, teremos uma evolução do trabalho híbrido, que está ganhando força no momento e ainda pode sofrer alterações com uma maior adoção de ferramentas de tecnologia que permitam a sua execução de maneira eficiente e segura”, afirma Filipe Bertocco, consultor em soluções para RH na unico | people.
Além disso, cada vez mais o cuidado com a saúde mental e a qualidade de vida dos colaboradores, principalmente das novas gerações que estão entrando no mercado de trabalho agora, irão fazer parte da pauta do negócio como um todo. Por isso, a importância de deixar mais fluido a rotina da área de Recursos Humanos para que possam se dedicar a este tema que é de extrema relevância não só para os funcionários, mas para a empresa, também. Afinal de contas, colaboradores felizes e saudáveis, produzem mais e melhor.
Uma das formas de solucionar este desafio para que o RH possa se desvencilhar da burocracia e voltar seu foco ao que realmente importa – as pessoas –, está na digitalização da área.
“Este serviço veio para fazer uma verdadeira transformação digital dentro do setor de Recursos Humanos. Isto porque digitaliza a relação com os colaboradores desde a admissão, integrando tecnologia de ponta, segurança e inteligência. Assim, o RH consegue gerir seus processos sem burocracia e sem papelada. O produto tem soluções completas para contratação 100% digital, assinatura eletrônica com captura biométrica e gestão de benefícios na admissão”, explica Bertocco.
Ainda segundo o consultor, a contribuição desta tecnologia é resolver problemas de negócios com olhar humanizado. “É um produto especialmente feito para todos os tipos de RHs: desde aqueles que querem ampliar sua influência dentro da empresa de forma mais estratégica e construir relações de valor com os colaboradores, ou aqueles que ainda estão nos processos manuais e até no papel e estão despertando para a transformação digital”, acrescenta.
Com esse olhar para humanização, a unico, empresa dedicada a desburocratizar a relação entre pessoas e empresas, percebeu que o futuro não estava na digitalização de documentos físicos. “Nós criamos o primeiro produto de admissão digital do país. Além disso, na mesma época, o eSocial havia sido instaurado e as empresas precisavam se adequar. Nisso, percebemos uma grande oportunidade e necessidade de mercado, e desde o início o produto já nasceu adequado às normas do eSocial”, conta Bertocco.
Desta forma, na perspectiva do candidato, a relação entre ele e a empresa se tornou muito menos burocrática e mais direta, já que não era mais necessário tirar cópias e se deslocar para entregar estes documentos. “A admissão digital é uma nova categoria no setor e as empresas ainda têm alguns desafios com relação à digitalização. Queremos continuar influenciando o mercado para que as pessoas do RH possam cada vez mais focar menos na papelada e mais em cuidar das pessoas e objetivos da empresa”, finaliza o consultor.
…
O unico | people auxiliou na desburocratização do processo de admissão de mais de 320 mil colaboradores nos últimos 12 meses, potencializando a transformação digital com tecnologias de ponta e tornando a área cada vez mais estratégica.
Para saber mais sobre a solução, clique aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!