Entenda como está sendo o retorno aos escritórios no país
Foto: Vlada Karpovich no Pexels
, jornalista da StartSe
11 min
•
25 ago 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
Com a vacinação em massa avançando em diversos países, o mercado agora vive um novo cenário: o retorno aos escritórios (ou o planejamento dele). No entanto, os empregadores e funcionários não irão voltar a rotina que tinham antes da pandemia – eles querem levar as experiências que tiveram em 2020.
Segundo a pesquisa Edelman Data x Intelligence, de janeiro de 2021, 73% dos funcionários querem que a flexibilidade do trabalho remoto continue, ao mesmo tempo em que 67% deseja mais colaboração presencial após a pandemia. O levantamento foi realizado com 31 mil pessoas empregadas. Por isso, o trabalho híbrido tem sido uma aposta cada vez maior no mercado.
Companhias como a XP Investimentos, Heineken e Petrobrás já definiram, no passado, home office definitivo para algumas áreas. No entanto, indo na contramão desse movimento, também há grandes empresas de tecnologia que já estão planejando a volta aos escritórios -- ainda que no modelo híbrido.
A Apple, por exemplo, planejava o retorno para setembro deste ano, mas adiou para outubro devido ao avanço da variante delta da COVID-19. O home office deve continuar em vigor na companhia até janeiro de 2022. Depois, a empresa deve adotar o trabalho híbrido, em regimes de três dias de trabalho remoto para algumas equipes e, para quem precisa estar presencialmente, de quatro a cinco dias por semana.
Essa polêmica ascendeu após rumores de que os funcionários do Google nos Estados Unidos poderiam ter os salários calculados de acordo com o local que moram. Nesta lógica, os que vivem em locais com custo de vida mais baixo poderiam ter o salário reduzido. Entenda o desfecho dessa história.
No Brasil, a legislação brasileira não permite que isso aconteça, com algumas exceções. Há, inclusive, uma grande oferta de vagas no regime home office -- a OLX, por exemplo, possui mais de 100 vagas abertas.
O RH sempre foi um setor importante nas empresas. Mas agora, com a mudança de comportamento das pessoas, a introdução de novas tecnologias e a criação de novas profissões, seu papel fica ainda mais relevante. Conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando os RHs na área mais Estratégica dentro das empresas.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!