Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Se a população é tão diversa, por que a sua empresa não é?

Diversidade, inclusão, cultura, dados e tecnologia foram alguns temas que nortearam o dia de HR Tech do SVWC, Festival de Inovação e Empreendedorismo da StartSe. Confira um breve resumo do que rolou!

Se a população é tão diversa, por que a sua empresa não é?

(Foto: Pexels)

, jornalista

8 min

22 out 2021

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Diversidade, inclusão, cultura, dados e tecnologia. Esses são alguns pilares da área de recursos humanos do agora — e também do futuro.

Mas infelizmente, algumas empresas ainda deixam de contratar pessoas diversas e usam a desculpa do fit cultural para justificar a decisão. Foi o que falaram os especialistas do setor na última quinta-feira (21) no SVWC — Festival de Inovação e Empreendedorismo da StartSe —, que teve a temática HR Tech.

Além disso, o tema cultura e tecnologia nortearam o evento. Para Karen Sandhof, VP de People, Performance & Delivery na Creditas, com a chegada das inovações no setor, o RH vai ter o papel de ser cada vez mais humano. 

“A área de recursos humanos não é mais recurso. Ou seja, não é mais uma área burocrática. A chegada da automação dos processos mudou isso. O papel do RH será cada vez mais ter um olhar humano”, conta Karen.

Confira algumas lições que aprendemos no festival para ajudar você a criar um ambiente de trabalho do agora e do futuro. 

E ainda dá tempo de acompanhar outras temáticas do evento – vai até o dia 28/10. Participe!

1 - DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Você já observou se as pessoas de sua companhia são diversas? “Olhe para dentro de sua empresa. Veja quem são as pessoas que trabalham com você. Depois, olhe para fora e entenda quais não estão dentro — e se questione: por que não estão?”, diz durante o SVWC Filipe Rollof, D&I Learning Coordinator no Nubank.

Isso porque, quando falamos de população, “56% são negras, 24% são pessoas com deficiência, 51% são mulheres e [cerca de 18 milhões] são LGBTQA+”, completa Rollof. Por que essas pessoas não fazem parte do quadro de funcionários da empresa? "Avalie [veja o gap] e aí sim você vai começar a entender o que é diversidade”.

Mas vale lembrar da inclusão. Se você contratou um time diverso, é preciso fazer com que a inclusão aconteça, que as pessoas se sintam pertencentes daquele ambiente de trabalho.

+ “Trate a diversidade com relevância, não como marketing"

Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho (Foto: Pexels)

2 - RETENÇÃO DE PESSOAS

A taxa de turnover — rotatividade de pessoas — da sua empresa está alta? Um dos motivos pode ser a falta de integração das pessoas no ambiente de trabalho. É o que afirma Karen Sandhof, VP de People, Performance & Delivery na Creditas. “A vivência de pertencimento é algo maior do que o salário no fim do mês”, conta ela. 

“Se você tem um propósito que gera para as pessoas pertencimento, você tem retenção. Salário e benefícios, sem dúvida, são importantes, mas é uma fatia para reter”, conta.

+ Conheça os benefícios oferecidos pelas empresas desejadas

Reunião de equipe definindo metas com post-its (foto: Getty)

3 - TENDÊNCIAS DO RH PARA 2022

1 - People Analytics
“É uma prática muito nova de trazer números para dentro da área de pessoas, mas é uma tendência que veio para ficar”, conta Karen.

2 - Frameworks
“Os modelos de agilidade que a gente tem por natureza dentro da área de desenvolvimento serão, cada vez mais, aplicados como modelo de gestão”, diz a especialista.

+ Aprenda! Uso de Algoritmos e People Analytics no RH

Mulher com projeção de códigos e gráficos (foto: ThisisEngineering RAEng/Unsplash)

4 - HABILIDADES PROFISSIONAIS DO FUTURO

1 - Adaptabilidade
“Ter a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças vai fazer toda a diferença para o profissional ter sucesso no mercado”, afirma Thaís Escobar, HR da 99.

2 - Comunicação
“Profissional conectado, com boa rede de relacionamentos, que tenha a capacidade de se comunicar, engajar e de influenciar pessoas dentro da organização”, conta.

3 - Autoconhecimento
“Saber dos seus pontos fortes e os pontos fracos. E que seja capaz de mostrar a sua vulnerabilidade", finaliza.

+ Soft skills: o que são e por que são tão importantes na carreira

(Foto: kate_sept2004 via Getty Images)

5 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Como tirar os vieses e fazer uma avaliação de desempenho justa? Gustavo Vitti, VP de People no iFood, trouxe algumas dicas. “Identifique os pontos do processo da avaliação de desempenho onde os vieses podem aparecer e tente removê-los. Se não conseguir, use dados para identificá-los e corrigi-los”, diz.

Ele também sugere fazer uma avaliação 360º. Ou seja, ao invés de ser apenas entre chefe e funcionário, será com mais pessoas da empresa. "Quanto mais pontos de vista conseguimos, menor será o viés individual ou de afinidade”, afirma Vitti.

+ 10 dicas para dar feedback (online ou presencialmente).

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!