Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Jeff Bezos diz como a Amazon vai oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários

Em última carta aos acionistas, Jeff Bezos, fundador Amazon, afirma que a empresa precisa oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários — veja os planos da empresa para isso.

Jeff Bezos diz como a Amazon vai oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários

Jeff Bezos (foto: Getty)

, jornalista

6 min

16 abr 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Em última carta para os acionistas, Jeff Bezos, fundador Amazon, disse que a empresa precisa oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários. A fala do bilionário surge após a tentativa (que fracassou) dos colaboradores — do centro de distribuição da empresa no Alabama, Estados Unidos —, de criar um sindicato. Alguns de seus funcionários disseram que eram tratados como robôs: não tinham pausas para o horário de almoço e nem tempo para descanso. O bilionário nega. Mas admite que a Amazon precisa tratar melhor os seus funcionários.

“Embora os resultados da votação tenham sido desiguais e nosso relacionamento direto com os funcionários seja forte, está claro para mim que precisamos de uma visão melhor de como criamos valor para os funcionários”, escreveu Bezos. Na carta, ele também conta sobre como a empresa cresceu desde a sua primeira carta em termos de faturamento e colaboradores. E destacou o compromisso da empresa com o meio ambiente. Vale lembrar: Bezos deixará o atual cargo.

Jeff Bezos, da Amazon (Foto: David McNew / Correspondente via Getty Images)

COMO A AMAZON VAI MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO?

Segundo Bezos, a empresa tem a missão de ser a melhor empregadora da Terra e o local mais seguro para trabalhar — sem deixar de ter foco no cliente. “Sempre quisemos ser a empresa mais centrada no cliente da Terra. Não vamos mudar isso. É o que nos trouxe aqui. Mas estou nos comprometendo com um acréscimo. Seremos o melhor empregador da Terra e o lugar mais seguro para trabalhar”, disse o executivo. 

Para isso, a Amazon está desenvolvendo algoritmos sofisticados “para alternar os funcionários entre as tarefas que usam diferentes grupos de músculo-tendão para diminuir o movimento repetitivo e ajudar a proteger os funcionários dos riscos de distúrbios que afetam o movimento do corpo. Essa nova tecnologia é fundamental para um programa de rotação de empregos que estamos lançando ao longo de 2021”, disse. Ainda neste ano, a empresa vai investir cerca de US$ 300 milhões em segurança do trabalho e mais US$ 66 milhões para criar tecnologias capazes de prevenir colisões de empilhadeiras e outros veículos industriais. 

Atualmente, segundo pesquisas internas da Amazon, Bezos conta que cerca de 94% dos funcionários disseram que recomendariam a empresa para um amigo. Mas afirma “temos que ter como meta 100%."

 

POR QUE IMPORTA?

Oferecer um bom ambiente de trabalho aos funcionários se tornou uma das pautas mais importantes no mundo corporativo. Além do assunto fazer parte da agenda ESG, também pode trazer bons resultados para a empresa. Segundo a McKinsey, quanto mais saudável a companhia for para os funcionários, mais bons resultados ela terá.  

Empresas de tecnologia como Nvidia, HubSpot, Google e Microsoft, por exemplo, foram listadas como algumas das melhores empresas para trabalhar pelo Glassdoor em 2021. Se destacaram por oferecer oportunidade de carreiras, boa remuneração, bons benefícios, cultura e valores. Mas também por oferecer equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

 

Acelere o resultado de suas vendas e marketing com a metodologia de crescimento de negócios mais usada pelas empresas do Vale do Silício. Conheça o Growth Program e domine conceitos avançados de como Atrair, Engajar, Converter e Fidelizar Clientes B2C ou B2B.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!