Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Estas são as maiores tendências do RH para 2022

Novidades vão desde a uberização do trabalho, passando por People Analytics, LGPD e muito mais

Estas são as maiores tendências do RH para 2022

Mulheres trabalhando conversando com computador (foto: FG Trade/Getty)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Um oferecimento

Por Daniel Navas 

Todo ano, os principais nomes e empresas do país se reúnem para discutir as transformações que estão chegando para o setor do RH. E em 2022, não foi diferente. A  48ª edição do CONARH trouxe para o público todas as tendências que devem fazer parte do setor pelos próximos anos.

Confira aqui um resumo do que rolou e prepare a sua empresa para essa nova realidade!

1 - DIGITALIZAÇÃO

Esse é um tema que deve ficar em alta por muito tempo ainda. Afinal, de acordo com uma pesquisa da Mckinsey, cerca de 47% dos trabalhos serão robotizados ou informatizados até 2030. Portanto, está mais do que na hora das empresas, e principalmente o setor de Recursos Humanos, entenderem que a tecnologia deve ser utilizada em diversos processos, inclusive os burocráticos. Assim, muito do tempo ocupado nessas funções, podem ser transferidos para assuntos que envolvam a relação companhia e seus colaboradores.

2 - “UBERIZAÇÃO” NOS MODELOS TRABALHISTAS

O número de contratos de trabalho pontuais em comparação ao modelo CLT tem aumentado muito. Esse modelo funciona com prazo para terminar, ou então, segue de acordo com o tamanho do projeto. A partir daí, o colaborador está livre para trabalhar em outro lugar ou até mesmo participar de um novo programa na própria empresa.  Por isso, é importante que as companhias estejam preparadas para serem cada vez mais flexíveis, em que o funcionário possa equilibrar melhor a vida pessoal e corporativa. 

Mulher trabalhando em área externa (foto: Nathan Dumlao/Unsplash)

3 - ESTRATÉGIA QUÂNTICA

Se antes tínhamos a chamada estratégia linear, na qual um plano era traçado dentro da empresa e toda a equipe deveria segui-lo à risca, o futuro reserva algo bem diferente. É a estratégia quântica. A ideia é absorver o máximo de informações do presente e usá-las a favor do seu negócio. E a melhor forma de fazer isto é por meio do mapeamento de dados. 

4 - LIDERANÇA COM OLHAR PARA SAÚDE MENTAL

A pandemia trouxe à tona este tema que precisa ser discutido com muito cuidado dentro das corporações. Por isso, é necessário que os líderes sejam capazes de trabalhar ativamente o assunto saúde mental e pensem em estratégias que reduzam a incidência de casos. Se a sua empresa não quer ter que lidar com um turnover alto, ela precisa olhar para isso.

+ Saiba mais sobre essas e outras tendências do RH no e-book gratuito que preparamos. É só baixar!

Pessoas rindo no trabalho (foto: Jason Goodman/Unsplash)

5 - PEOPLE ANALYTICS

Este conceito nada mais é do que a aplicação da ciência de dados para a tomada de decisões em Recursos Humanos. E o assunto vai seguir bastante em alta, já que no setor de RH, os dados são o melhor caminho para garantir respostas corretas e aplicáveis ao negócio. E os processos de People Analytics podem ser utilizados em diversas frentes, como o processo de recrutamento e seleção e a avaliação das tomadas de decisões.

6 - LGPD E OS IMPACTOS NAS RELAÇÕES DO TRABALHO

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais foi criada para proteger a privacidade das pessoas, e isto também envolve os dados de RH. Por isso, é preciso saber exatamente qual a finalidade dessas informações, além de reuni-las de forma correta. Isso, é claro, também significa um trabalho próximo com as equipes de tecnologia.

7 - EMPRESAS HUMANIZADAS

De acordo com dados divulgados em palestras durante o CONARH, atualmente, mais de 60% dos colaboradores das empresas são millennials. E essa nova geração possui um senso de propósito e de valores mais elevados. Por isso, é muito importante que as corporações estejam, cada vez mais, prontas para dialogar com esses colaboradores sobre saúde, diversidade, e outros temas de extrema relevância. 

8 - ESG COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

O tema que envolve Meio Ambiente, Social e Governança dentro das empresas nunca esteve tão em alta. E a tendência é que permaneça desta maneira. Por isso, é fundamental que o RH esteja atento. Afinal de contas, candidatos e possíveis investidores costumam avaliar as empresas de acordo com o que elas estão fazendo em relação ao assunto ESG.

E tem mais tendências para você conhecer!

Para saber ainda mais sobre estas transformações, além de outras como a participação do RH no conselho das empresas, benefícios flexíveis e remuneração por experiência, baixe o e-book gratuito aqui! 

E-book: tendências para o RH em 2022

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!