Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Nathalia Arcuri: “não existe cultura top down na Me Poupe!”

Fundadora da plataforma de entretenimento financeiro conta como é a cultura descentralizada da empresa — um dos pilares que a fez entrar no seleto grupo das startups mais promissoras de 2022, segundo o LinkedIn

Nathalia Arcuri: “não existe cultura top down na Me Poupe!”

Nathalia Arcuri, fundadora da Me Poupe (Foto: divulgação)

, jornalista

5 min

26 out 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Me Poupe!, plataforma de entretenimento financeiro que se tornou um fenômeno, entrou este ano no LinkedIn Top Startups. A lista, feita pela rede social corporativa, traz as empresas mais promissoras que estão chamando a atenção por atrair e reter os melhores talentos.

Para você ter uma ideia, a companhia tem mostrado tanta força no mercado que recebe, em média, 1400 pessoas interessadas por vaga.

“Isso mostra o desejo que as pessoas têm de desfuder (jargão usado como sinônimo de sair do sufoco) a nação. Isso, para mim, é um baita reconhecimento, não só de mercado, mas das pessoas quererem fazer parte disso”, diz Nathalia Arcuri em entrevista à StartSe.

Nathalia Arcuri, fundadora da Me Poupe (Foto: divulgação)

Como a Me Poupe! consegue atrair e reter esses talentos?

Com uma boa cultura. Algo que se tornou ainda mais importante em tempos de demissão voluntária em massa e demissão silenciosa.

“Nada vem do dia para noite. Muitas pessoas que começaram [na Me Poupe!] já não estão mais lá. A gente foi entendendo qual é o tipo de cultura que a gente precisa, da velocidade que a gente precisa”, afirma a empreendedora da plataforma de entretenimento financeiro.

Como é a cultura organizacional da Me Poupe!?

“A maior parte das pessoas vem de culturas top down [quando as decisões são tomadas pelo alto escalão], e lá não existe top down, lá é tudo descentralizado [em que os times trabalham com mais autonomia na tomada de decisão]”, conta Nathalia Arcuri.

Os profissionais têm metas e cada um deles, independente do setor, sabe o que fazer — sempre analisando os dados. “Eu não acredito no Business Intelligence centralizado — que é uma única área da empresa que gera insight —, o insight tem que estar na ponta, o insight tem que estar no atendimento, tem que estar no social media, tem que estar no videomaker”, diz a empreendedora.

Segundo ela, não existe a possibilidade de algum funcionário da Me Poupe! não saber dado de curto prazo na cabeça. “É importante você capacitar 100% do time, caso contrário, tem uma centralização de decisões. E o que eu mais quero é que o time também seja livre, se eu o prego a liberdade, como eu posso ser uma líder centralizadora?"

Por isso, a empresa foca nas soft skills (habilidades comportamentais). “O conhecimento técnico é menos importante. Não que ele não seja importante, mas o mais importante hoje é a pessoa ser resiliente às mudanças e ter letramento em dados. Ele é mais importante do que o inglês”, afirma Nathalia Arcuri.

“Se você não sabe interpretar um dado e tomar uma decisão a partir dele, volte a algumas casas e comece a aprender a fazer isso”, completa.

Assista a entrevista completa neste episódio do videocast Mulheres do Agora:

Thumbnail do vídeo

O EPISÓDIO TAMBÉM ABORDA OS TEMAS:

  • Trajetória profissional de Nathalia Arcuri
  • Por que Nathalia Arcuri decidiu empreender
  • Como manter o time engajado
  • Quais são as dicas de investimento para 2023, segundo Nathalia Arcuri
  • Machismo no mercado de trabalho

Leitura recomendada

Mulheres Excepcionais: neste Mês da Mulher, reforçamos você a dar voz à liderança feminina que não deve ser apagada da história. Grave um vídeo dizendo quem é essa liderança feminina e por que merece ser lembrada, poste nas redes sociais, marque a StartSe e a hashtag #movimentomulheresexponenciais. Alguns vídeos serão publicados na newsletter Mulheres do Agora. Demais, né? Se você ainda não recebe a news, clique aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!