Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"O desafio da Indústria 4.0 gira em torno das pessoas"

Leandro Kruger, Diretor Regional da Rockwell Brasil, fala sobre a evolução da tecnologia no setor industrial e as transformações das empresas nessa nova realidade.

"O desafio da Indústria 4.0 gira em torno das pessoas"

Pessoas com computador em fábrica (foto: Getty)

, Palestrante e Mentor de Vendas B2B

6 min

17 set 2021

Atualizado: 25 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Rodrigo Portes, executivo e autor do livro “Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI”

Leandro Kruger, Diretor Regional da Rockwell Brasil, é o entrevistado da coluna sobre Indústria 4.0 da StartSe. Ele responde e comenta sobre os desafios para a consolidação da indústria 4.0 no país.

Para você, quais são os principais desafios para uma empresa que deseja se adequar a Indústria 4.0 no Brasil?

Acredito que o acesso a tecnologias digitais que impulsionam a indústria 4.0 não são mais um desafio, isso se deve à alta disponibilidade destas e também a redução de barreiras de entrada como por exemplo a contração por assinaturas e ofertas cada vez mais escaláveis, permitindo com que as organizações coloquem em prática ações inovadoras como fruto de pensar grande, começar pequeno e crescer rápido.

O desafio então gira em torno das pessoas, tema já abordado em outras oportunidades nesta mesma coluna, e na minha opinião algumas vezes potencializado pela falta de uma Cultura de inovação, diante deste cenário convido você a seguinte reflexão. "O que acontece quando os líderes Inspiram a Inovação nas organizações?" 

Leandro Kruger, Diretor Regional da Rockwell Brasil (foto: arquivo pessoal)

Na maioria dos casos geralmente acabam por inspirar aos colaboradores a se transformarem, e ao fazê-lo se tornam agentes de mudança para a melhoria dos processos e terminam por acelerar a adoção de novas tecnologias pois afinal existe um senso comum de que esse é um caminho viável para atingir um objetivo de negócio ou para resolver um desafio maior, como foi no caso recente do enfrentamento a Pandemia do COVID-19.

Agora imagine se os líderes inspirarem a Inovação para objetivos de negócios específicos como por exemplo obter uma produção ágil, reduzir custos ou aumentar a qualidade; estou certo de que as empresas terão a Industria 4.0 como aliada estratégica.

Existe algum setor no Brasil que está mais adiantado na Indústria 4.0?

Na Manufatura e na indústria de processos observamos que a demanda sobre tecnologias digitais aumentou significativamente desde o início das restrições impostas pela pandemia, abrangendo uma grande quantidade de setores desde a indústria de consumo como alimentos e bebidas, até indústrias pesadas como Mineração e Petróleo. 

Entendo que a velocidade do avanço variou de acordo do ponto de partida que cada empresa se encontrava no momento desta aceleração, ou seja, empresas que já haviam dado passos em sua jornada digital foram mais velozes daquelas que se encontraram em fases iniciais do processo.

Um outro ponto a se destacar é que, segundo pesquisas de mercado, as indústrias que adotaram tecnologias da Indústria 4.0 tem uma perspectiva de incremento de faturamento para 2021 acima daquelas que não o fizeram.

Homem em fábrica com tablet (foto: Getty)

Faltam políticas públicas para a indústria 4.0?

O Brasil possui políticas públicas importantes no fomento da Industria 4.0, mas sempre tem espaço para se fazer mais, podemos observar o exemplo de como alguns países que aplicam um percentual maior de seu PIB, quando comparado ao Brasil, em áreas de Pesquisa e Desenvolvimento têm colhido melhores resultados em parâmetros de produtividade e sustentabilidade.

Entendo que temos uma oportunidade única neste momento o qual a pandemia ainda resiste, porém com uma grande expectativa de retomada industrial em todo o mundo, notícias recentes indicam que fundos de investimentos europeus, assim como alguns governos do bloco aportam para estimular a produtividade da indústria europeia; na minha opinião vejo espaço para ações semelhantes no cenário Brasileiro e estou certo de que a indústria 4.0 terá um papel fundamental.

Quais as competências que o novo profissional da indústria 4.0 precisa ter para se manter atualizado e continuar com o seu nível de empregabilidade elevado?

A disponibilidade de conteúdo e o acesso para aprender sobre as novas tecnologias é de certa maneira abundante, principalmente pelas mídias online, porém acredito que a curiosidade é uma característica importante para que o profissional se mantenha atualizado sobre a evolução das tecnologias existentes e as novidades que este segmento nos reserva.

Já as habilidades para atuar em um ambiente digital e de inovação como Criatividade, Capacidade analítica, Pensamento crítico e Diversidade (de ideias e origens) são, na minha perspectiva, fundamentais para manter o nível de empregabilidade pois apoiarão a Colaboração Interna, a abertura para testar novas ideias e provavelmente uma maior tolerância a assumir riscos.

Como você acredita que a Rockwell Automation pode contribuir com esse novo cenário tecnológico da indústria 4.0 no país?

São mais de 40 anos de atuação no Brasil e a empresa segue com a mesma missão de contribuir ativamente para produtividade e sustentabilidade da Industria Brasileira assim como no desenvolvimento de talentos do Brasil para o mundo.

Entendo que a Rockwell Automation teve um papel fundamental com a revolução tecnológica que permitiu o uso de eletrônica computacional na indústria Brasileira e não têm sido diferente no cenário da indústria 4.0, não somente por nossa atuação mas também pelo papel de toda a rede de parceiros estabelecidos no Brasil disponibilizando um ecossistema ideal para uma jornada de Digitalização.

Estamos diariamente compartilhando nossa visão sobre Manufatura Inteligente, a qual está baseada em estabelecer uma produção eficiente, sustentável e segura através de nossas capacidades de prover desde os dispositivos inteligentes até os sistemas de produção conectados e seguros; os quais são suportados por uma única plataforma tecnológica integrada, a FactoryTalk.

E por fim, é inconteste que a presença local e a experiencia acumulada em diversos seguimentos industriais, permite estar em uma posição diferenciada para suportar a indústria Brasileira em todas as etapas de um Ciclo de Vida tecnológico.

Sua concorrente não vai esperar você fazer um MBA de 2 anos. Você não tem tempo para perder e deixar de tomar decisões HOJE que vão definir o futuro do seu negócio. Conheça o StartSe Executive Program, uma Formação Executiva que te prepara para o Agora. Ele é indicado para você que precisa reconstruir novos modelos, e quer aprender e se preparar para reinventar sua empresa com mais velocidade rumo à inovação.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Executivo e autor de 2 e-books sobre indústria 4.0: "Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI" e "Como desmistificar a indústria 4.0 e aplicá-la ao seu negócio".

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!