StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Demissão silenciosa: entenda o novo movimento Quiet Quitting da Geração Z

Movimento surge em um momento em que as pessoas — em sua maioria Millennials e Geração Z — estão repensando o papel do trabalho em suas vidas. Entenda!

Demissão silenciosa: entenda o novo movimento Quiet Quitting da Geração Z

(Foto: FG Trade via Getty Images)

, jornalista

4 min

29 ago 2022

Atualizado: 29 fev 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Quiet Quitting ou demissão silenciosa é a nova tendência no mundo corporativo. Apesar do que o nome sugere, não tem nada a ver com deixar o emprego silenciosamente; mas sim fazer apenas o que é esperado em sua função.

O objetivo é evitar o excesso de trabalho e, consequentemente, evitar a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional.


ENTENDA O MOVIMENTO QUIET QUITTING OU DEMISSÃO SILENCIOSA?

Na prática, o Quiet Quitting significa fazer o mínimo do que é esperado em sua função na empresa. Nada de fazer hora extra.

Isso não significa que a pessoa tenha a Síndrome de Boreout — tédio no ambiente corporativo — mas sim que deseja trabalhar apenas com o que lhe é exigido. A ideia é dedicar o restante do tempo para atividades fora da empresa.

Foto: golero via Getty Images

QUAL GERAÇÃO FAZ PARTE DO MOVIMENTO QUIET QUITTING?

O termo, que ficou popular no noticiário e viralizou no TikTok, está atrelado à Geração Z. Para você ter uma ideia, 54% desta geração se enquadra no Quiet Quitting, segundo um levantamento da Gallup Poll publicado no The Wall Street Journal.

Isso porque, é a geração que dá fim ao comportamento workaholic. Para ela, o que vale é equilibrar a vida pessoal e a profissional.

Não à toa. O movimento surge em um momento em que as pessoas — em sua maioria Millennials e Geração Z — estão repensando o papel do trabalho em suas vidas. 

Ano passado, por exemplo, o Great Resignation ou a Grande Renúncia foi um dos sinais de que o perfil do trabalhador mudou.

+ Descubra qual tipo de perfil profissional você tem 

Banner XBA setembro 2022

QUAL É A DIFERENÇA DE QUIET QUITTING E GREAT RESIGNATION?

Diferente do Quiet Quitting, o Great Resignation é quando os funcionários pedem demissão da companhia porque a cultura corporativa é tóxica e por mais flexibilidade no trabalho, por exemplo. 

Já o Quiet Quitting, o profissional não tem a intenção de sair do emprego, e sim exercer — com qualidade — apenas as atividades das quais foi contratado para fazer.

+ Aprenda 10 passos para construir uma carreira infinita 

POR QUE IMPORTA?

A demissão silenciosa vai ao encontro do novo perfil do trabalhador. Hoje, diferente dos últimos 20 anos, ele busca dizer não ao excesso de trabalho, principalmente ao não remunerado. O objetivo é cada vez mais equilibrar a vida pessoal e a profissional. Não à toa empresas estão criando formas para lidar com esse tipo de movimento, como semana mais curta de trabalho e férias ilimitadas.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!