StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Promoção ou cilada? Conheça o movimento que aumenta a responsabilidade, mas o salário permanece o mesmo

Com o crescimento das demissões em massa nas empresas, funcionários recebem mais demandas no trabalho e novas responsabilidades sem uma promoção oficial. Entenda o impacto!

Promoção ou cilada? Conheça o movimento que aumenta a responsabilidade, mas o salário permanece o mesmo

Homem pensativo no trabalho (Foto: Canva)

, jornalista

9 min

19 jan 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Imagino que você associe promoção no trabalho com novas responsabilidades assumidas, aumento salarial e comemoração. Mas, um movimento no mundo corporativo tem mostrado ao contrário: as promoções estão, cada vez mais, acontecendo de forma silenciosa (entenda mais adiante). E o nome dessa nova onda é quietly promoted ou promovido silenciosamente.

O QUE É PROMOÇÃO SILENCIOSA?

É quando funcionários recebem mais demandas no trabalho e novas responsabilidades sem uma promoção oficial. Ou seja, o cargo e o salário não correspondem às atuais funções executadas.

A promoção silenciosa não é nova, mas em tempos de demissão em massa, tem se tornado cada vez mais comum. A lógica é a seguinte: distribuir as tarefas de mais responsabilidades das pessoas demitidas na rotina de quem permanece na empresa ― isso sem alterar o cargo ou o salário.


DADOS SOBRE PROMOÇÃO SILENCIOSA

De acordo com uma pesquisa da JobSage, plataforma de avaliação de funcionários, os principais dados sobre promoção silenciosa são:

  • 78% dos entrevistados disseram que já passaram por uma promoção silenciosa
  • 67% disseram que assumiram o trabalho do colega que foi demitido
  • 57% afirmaram que se sentiram manipulados ou aproveitados pela empresa ao receber as novas tarefas

78% dos trabalhadores disseram que já passaram por uma promoção silenciosa (Imagem: divulgação JobSage)

POR QUE A DEMISSÃO SILENCIOSA ACONTECE?

De um lado, muitas empresas contrataram em massa desde a chegada da pandemia com o objetivo de escalar o negócio ― o que não aconteceu. Ao menos, não como o esperado. Assim, a solução para crescer com eficiência, segundo essas empresas, foi demitir parte deles. 

O problema é que a função da maioria dos demitidos precisou e precisa ser executada por alguém que permanece na empresa. O perigo, no entanto, em distribuir essas responsabilidades sem promover oficialmente está não apenas na questão jurídica, como também em desmotivar e sobrecarregar as pessoas, causando uma queda na produtividade e/ou demissão voluntária.

“As pessoas estão ressentidas por terem que assumir mais trabalhos sem obter o reconhecimento correspondente”, diz Kelli Mason, cofundadora da JobSage, à Fast Company.

“Os gerentes estão ocupados e podem não perceber que os funcionários estão se sentindo sobrecarregados”, completa a empreendedora.

Assim, para evitar colocar a empresa em risco e perder talentos (já que estamos em tempo de Great Resignation), a liderança deve ficar atenta para reconhecer os funcionários que ficaram e precisam assumir novas responsabilidades. Por exemplo, manter a cultura da transparência, escutar os funcionários e buscar, juntos, uma solução para a promoção.

Reunião de equipe definindo metas com post-its (foto: Getty)

QUAL A DIFERENÇA DE PROMOÇÃO SILENCIOSA E DEMISSÃO SILENCIOSA?

Enquanto a promoção silenciosa está atrelada ao funcionário receber novas demandas e responsabilidades sem ser remunerado por isso, a demissão silenciosa é quando o funcionário não só exerce as atividades das quais foi contratado para fazer. Nada a mais, nada a menos (entenda mais aqui).

Quer ficar por dentro de outros movimentos no mercado de trabalho e descobrir qual é a melhor maneira em fazer gestão? Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

QUAIS SÃO ÁREAS MAIS ESTÃO PROPENSAS A PROMOVER SILENCIOSAMENTE?

Ainda de acordo com o estudo, os principais mercados com maior probabilidade de promover silenciosamente são:

  • Arte e design (89%)
  • Hospitalidade (89%) de sua indústria relatando a prática
  • Alimentação (88%)
  • Governo com (88%)
  • Educação (81%)

Pesquisa feita pela JobSage, plataforma de avaliação de funcionários, mostra as áreas que as pessoas mais são promovidas silenciosamente (Imagem: divulgação JobSage)

POR QUE IMPORTA?

Observe se você como liderança está passando muitas tarefas ― além das quais as pessoas foram contratadas para fazer. 

Caso perceba que, de fato, foram promovidas silenciosamente e a empresa não tem caixa para promovê-las, converse com o time: faça análises de dados sobre quais atividades estão trazendo menos resultado para o negócio neste momento e corte da rotina. O ideal é manter o foco apenas nas demandas que possam fazer a empresa crescer em escala.

Além disso, deve encontrar formas de valorizar esse profissional. Não tem como aumentar o salário agora? Que tal fechar parcerias com outras empresas e oferecer benefícios fora da caixa? Ou oferecer mais flexibilidade? Lembre-se que muitos trabalhadores permanecem no negócio também pelo salário emocional (entenda mais aqui).

Leitura recomendada

Outra dica é: se capacite para essas transformações com agilidade porque pode ser a diferença entre você ser profissional de destaque, ou ficar fora do jogo. Se você quer dominar esses e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido, aqui está a degustação do xBA, programa executivo internacional de gestão exponencial.

Banner XBA setembro 2022

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!