Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quais são os países mais felizes do mundo e como pode inspirar a sua gestão de pessoas?

Finlândia, Dinamarca e Islândia são os três tops países mais felizes do mundo. Entenda o porquê!

Quais são os países mais felizes do mundo e como pode inspirar a sua gestão de pessoas?

(Foto: Canva)

, jornalista

4 min

8 ago 2023

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Hoje, a nossa conversa será sobre felicidade. Finlândia, Dinamarca e Islândia são os três tops países mais felizes do mundo. E sabe o que eles têm em comum? Mulheres na liderança.
 

  • A Finlândia, até recentemente liderada pela primeira-ministra Sanna Marin, elegeu seus 5,5 milhões de habitantes como a população mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo. 
     
  • Em segundo lugar está a Dinamarca, cuja primeira-ministra Mette Frederiksen lidera como a primeira-ministra mais jovem da Dinamarca desde junho de 2019. 
     
  • Em terceiro lugar está a Islândia, também um país escandinavo. Sua primeira-ministra, Katrín Jakobsdóttir, está no cargo desde 2017.

Os dados são do World Happiness Report 2023 e classifica a felicidade dos cidadãos em 150 países.


Modelo de liderança e diversidade

"Não acho que as mulheres tenham um estilo de liderança diferente do dos homens. Mas quando elas estão representadas em posições de liderança, isso traz diversidade à tomada de decisões", diz Geeta Rao Gupta, diretora executiva do Programa 3D para Meninas e Mulheres e membro sênior da Fundação das Nações Unidas à BBC.

Mas afinal, quais fatores contribuem para a felicidade nesses países (e que você pode se inspirar para aplicar na empresa)?

 

Forte senso de comunidade: os países mais felizes do mundo são aqueles onde as pessoas se sentem conectadas umas às outras e à sua comunidade. Eles têm fortes redes de apoio social e se sentem como parte de algo maior do que si mesmos. Agora, reflita: como está a cultura organizacional da sua empresa?
 

Propósito: onde as pessoas têm um senso de propósito na vida. Elas se sentem como se estivessem fazendo a diferença no mundo e estão engajadas em atividades que dão prazer.
 

Qualidade de vida: têm acesso a alimentos, água, moradia, educação e saúde de qualidade. Para você responder: além do convênio médico e vale alimentação, você oferece benefício-moradia e educação para os funcionários?
 

Para a gente fechar, se questione: quantas mulheres fazem parte da alta liderança na empresa em que você trabalha? E qual é o nível de felicidade dos funcionários? 

PAPO DE VIDEOCAST 

Neste vídeo, você conhece as lideranças femininas que fizeram história na Nova Economia. Assista!

LEITURA RECOMENDADA

Saiba como o WLP, programa internacional da StartSe, combina competências técnicas, comportamentais apoiando você na construção de uma trajetória de superação, ultrapassando barreiras que retardam ou bloqueiam o acesso das mulheres a cargos de alta liderança. Entenda!

*Este conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda segunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!