Se os funcionários possuem uma boa experiência na empresa, será que ainda será necessário focar na retenção de talentos ou isso acontecerá naturalmente? Confira a entrevista com Nara Zarino, head de People Experience do Zé Delivery
, jornalista da StartSe
7 min
•
28 mar 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
As empresas falam cada vez mais sobre ter o “cliente no centro” e de como oferecer uma boa experiência ao cliente. Mas como isso está se refletindo dentro da própria companhia, com os funcionários? Essa iniciativa está sendo chamada de “People Experience” – a experiência dentro da área de Pessoas.
Mas, quando falamos de People Experience, esqueça o escritório legal, o grande kit de boas-vindas, a piscina de bolinhas dentro da empresa: nada disso oferecerá uma boa experiência aos funcionários se a companhia não for… Transparente.
Por muito tempo, essas e outras iniciativas pareciam ser obrigatórias dentro das startups e até mesmo das grandes empresas. Mas não são esses pontos que verdadeiramente atraem e retém talentos.
Para Nara Zarino, head de People Experience no Zé Delivery, o primeiro passo é que as empresas cumpram os combinados que fizeram quando contrataram os funcionários. “As vezes, a pessoa chega e fica uma semana na companhia e vai embora, pois percebe que nada do que foi dito na contratação é real”, comentou.
Isso impacta de diversas formas nas instituições, pois tempo e dinheiro são gastos na seleção e contratação de candidatos. É por isso que muitas companhias também falam sobre reter talentos…
Mas reter é necessário? Se há investimento na experiência do funcionário, a retenção passa a não ser tão preocupante.
“A empresa precisa comunicar de forma mais transparente possível aonde ela quer chegar e como quer fazer isso. Falar sobre o que ela acredita, o que ela já é, mas não quer mais ser. Porque à medida que ela se comunica de forma transparente o tempo inteiro, não só na comunicação interna, mas os líderes, nas cerimônias… Tudo é mensagem. Tudo isso faz com que a pessoa veja e fale: ‘faz sentido ficar nesse lugar?’, ‘Eu vou continuar nesse lugar porque eu acredito nesse propósito’”, exemplificou Nara.
É importante estabelecer uma relação de confiança com os funcionários, entendendo suas necessidades e opiniões. Nara sugere que é possível até mesmo criar iniciativas em conjunto. “Quando a gente ouve as pessoas e cria produtos ou transforma a partir do que elas trouxeram para a gente, elas têm certeza que estamos ouvindo, temos a credibilidade com as pessoas. Eu lembro que eu já ouvi algumas vezes: eu lembro que vocês mudaram tal coisa, porque eu mudei tal coisa. A pessoa tem certeza absoluta que nós fizemos por conta daquilo. É uma co-criação".
Para Nara, reconhecimento não precisa ser dinheiro ou um novo cargo. “Isso passa diretamente pela experiência do colaborador. É um reconhecimento público, você pode fazer um evento e reconhecer as pessoas ou o time. Pode ser uma viagem, um curso, uma imersão. Existem pontos de contato específicos que impactam diretamente na decisão se ela vai ficar ou não na empresa”.
Não adianta a empresa ter uma cultura transparente se isso não é reproduzido e reforçado pelas lideranças. Os líderes são um dos principais pontos da experiência do funcionário. Veja aqui, neste episódio do People First, como desenvolver a liderança da sua empresa.
O podcast People First está disponível quinzenalmente, às segundas-feiras, às 17h no YouTube, Plataforma e App StartSe e nos streamings de áudio. Ele faz parte da First Movers, comunidade de lideranças de RH da StartSe.
Faça parte da First Movers, a comunidade de lideranças de RH da StartSe: https://startse.la/3J80dNc
Confira a StartSe Corporate: https://startse.la/3kuuQEl
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!