Segundo pesquisa da Robert Half, desenvolvimento de liderança, ESG, D&I, idiomas e estratégia de remuneração serão as expertises mais procuradas
Pessoas felizes no trabalho (Foto: Pexels)
, Jornalista
6 min
•
20 dez 2023
•
Atualizado: 20 dez 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Inclusão e internacionalização devem comandar a área de Recursos Humanos no próximo ano.
Agora, confira as habilidades técnicas mais demandadas em RH para 2024, segundo o relatório Guia Salarial, da Robert Half:
Resumo:
Habilidades técnicas mais demandadas
Com o mercado mais aquecido, os heads de RH esperam investir mais em tecnologia e encontrar profissionais cada vez mais especializados ao longo dos próximos 12 meses.
Assim, a habilidade técnica que julgam indispensável são os idiomas. Já não é de hoje que saber falar inglês é um requisito desejado, mas, de olho no futuro, vai além.
A fluência na condução de reuniões, leituras técnicas, realização de entrevistas externas e internas, bem como a possibilidade de ter um equipe global.
Com as empresas investindo em regimes home office e a contratação de profissionais de diversas localidades do mundo, a língua inglesa aparece no topo das necessidades atuais, mas, a verdade é que falar bem espanhol e uma terceira língua,como francês, alemão ou mandarim, são muito bem-vindos.
O desenvolvimento da liderança aparece na segunda colocação.
Nos últimos 3 anos, principalmente, a necessidade de estruturar programas internos de treinamento ganhou mais destaque.
Mais do que capacitar os colaboradores para conhecerem o negócio da empresa, conhecer a concorrência e entender mais da realidade da empresa se fez necessário, frente a movimentação empresarial desde a pandemia.
Valorizar o profissional passou, então, a ser sinônimo de instrução e certificação.
E, se em 2023 já ouvimos muito as siglas D&I e ESG, prepare-se, no próximo ano elas devem aparecer ainda mais fortes.
É que os últimos anos também foram definitivos para entender o impacto das nossas ações no meio ambiente e na nossa cultura de uma maneira geral. Entendemos ainda que uma coisa impacta outra.
É importante criar mecanismos mais verdes, mas eles só valerão se fizerem parte dos princípios e do dia a dia da organização.
A diversidade é a mesma coisa, não adianta apenas contratar profissionais com esta preocupação, mas é preciso que a inclusão faça parte das ações, do discurso, da organização do time, da construção de um produto ou serviço.
Outra habilidade técnica que o RH estará de olhos mais abertos é estratégia de remuneração.
Por isso, encontrar mecanismos para que estes e outros fatores ampliem as suas capacidades e possam receber bonificações estará no radar da área de pessoas e cultura no próximo ano.
As tendências para 2024 já começaram a impactar o cenário de negócios. Se antever a essas mudanças e se preparar frente a outros candidatos ou a concorrentes empresariais, podem nortear os próximos passos na sua carreira profissional.
Leitura recomendada
Participe do maior encontro entre os principais líderes de gestão de pessoas. Uma imersão no ecossistema de HRTechs para acompanhar o cenário do mercado brasileiro e descobrir as principais tendências. Saiba mais!
Para empresas
Leve a StartSe para a sua empresa. Com os experts da StartSe você encontra o assunto certo e o formato ideal para abrir o novo capítulo de aprendizado e prática na sua empresa. Confira mais!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Simone Coelho é jornalista com especialização em roteiro e storytelling. Começou a sua carreria no mercado editorial escrevendo sobre temas variados, mas durante anos trabalhou também no mercado empresarial, com a construção de conteúdos segmentados e treinamentos. Hoje, divide o seu tempo entre os dois cenários e segue apaixonada pela escrita.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!