Estudo inédito, realizado pela StartSe e a Opinion Box, analisou quatro diferentes pontos de vista: barreiras mentais, carreira, habilidades e suporte das empresas. Confira!
Movimento Mulheres do Agora
, jornalista da StartSe
3 min
•
19 ago 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas e Sabrina Bezerra
Tecnologia, conhecimento mercadológico e networking são três das principais dificuldades encontradas por líderes mulheres no mercado de trabalho.
Essa é uma das análises da pesquisa inédita sobre liderança feminina lançada pela StartSe e Opinion Box, empresa de pesquisa de mercado. Após entrevistas com 783 mulheres líderes, as companhias mapearam os maiores desafios para as mulheres no mundo corporativo.
Sabemos que ainda há muito a ser feito: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, nesse ritmo, levaremos 136 anos para alcançar a igualdade entre homens e mulheres no setor. Por isso, a pesquisa mapeia os pontos mais sensíveis para mudarmos este cenário. O report já está disponível gratuitamente - confira aqui.
“Nós descobrimos na pesquisa que as mulheres enfrentam muitos bloqueios que retardam a chegada em posições estratégicas de liderança, seja pela falta de suporte e até mesmo networking. 1 a cada 3 mulheres diz que tem noção de onde querem chegar, mas não sabem como", explica Lara Nardy, líder de Inteligência na StartSe e responsável pelo report.
A pesquisa analisa os desafios da gestão feminina em quatro diferentes pontos de vista: barreiras mentais, carreira, habilidades e suporte das empresas. Nós descobrimos que 52% das entrevistadas já evitou falar das conquistas por receio de parecer vaidosa ou orgulhosa demais. 46% também sente dificuldade em lidar com o estereótipo que “mulheres são muito emocionais”.
Já no âmbito de habilidades, 74% reconhece a relevância de ter conhecimento em novas tecnologias, como inteligência artificial, machine learning e blockchain, para crescer profissionalmente. No entanto, este ainda é um grande gargalo: apenas 48% afirma ter algum conhecimento sobre essas inovações.
+ Mulheres do Agora: quem são as 12 homenageadas de 2021
A pesquisa faz parte do Movimento Mulheres do Agora, criado pelo time feminino da StartSe. O movimento tem como objetivo fomentar e incentivar o empreendedorismo e a liderança feminina através de educação e conhecimento sobre negócios.
Um evento será realizado no dia 26 de agosto, às 17h, para reunir mulheres inspiradoras, compartilhar histórias, aprendizados e conhecimento para inspirar, impulsionar e orientar as carreiras de muitas outras lideranças femininas.
Reunimos as principais personalidades femininas que estão conduzindo transformações e gerando impacto real na sociedade para convocar, inspirar, capacitar e apoiar outras mulheres. Tudo isso em um evento com transmissão ao vivo exclusiva para inscritas, no dia 26 de agosto, a partir das 17 horas.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!