A definição de profissionais ideal para Jobs surgiu quando ele ainda jovem contratou profissionais experientes. Entenda!
Steve Jobs (foto: Tim Mosenfelder / Correspondente via Getty Images)
, jornalista
3 min
•
1 mar 2022
•
Atualizado: 20 out 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Ao realizar um processo seletivo há apenas uma única qualidade que o seu futuro funcionário deve ter, segundo Steve Jobs:
Andy Hertzfeld, um dos primeiros engenheiros de software da Apple, afirmou que ao serem apresentados a um protótipo do Macintosh se os olhos dos entrevistados brilharem e respondessem com entusiasmo “nós sabíamos que eles eram um de nós”.
A definição de profissionais ideal para Jobs surgiu quando ele ainda jovem contratou profissionais experientes. Naquela época ele afirmou que “não funcionou. A maioria deles eram palhaços. Eles sabiam como gerenciar, mas não sabiam como fazer nada”.
Foi a partir desse fiasco na contratação que Jobs percebeu que profissionais experientes não eram o ideal e começou a buscar “pessoas que eram boas demais no que faziam, mas não eram necessariamente profissionais experientes”.
Em outras palavras, ele procurava funcionários que tinham paixão, principalmente por resolução de problemas – por ter uma visão clara do que queriam fazer. Confira o vídeo na integra das experiências de Jobs e um exemplo que ocorreu dentro da Apple:
Leitura recomendada
Você sabia que na StartSe existe a possibilidade de você conversar com profissionais de grandes empresas como Google e Tesla, startups, fundos de investimento e pesquisadores de universidades do Vale do Silício? Confira aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!